Guia de Trânsito Animal online será lançada nesta quinta-feira na Rondônia Rural Show

GTA é documento obrigatório para o trânsito de animais.

Publicada em 25 de May de 2016 às 13:28:00

A Guia de Trânsito Animal (GTA) online será lançada oficialmente nesta quinta-feira (26) durante a 5ª Rondônia Rural Show, que acontece desta quarta-feira (25) até sábado (28), em Ji-Paraná. A GTA é documento obrigatório para o trânsito de animais, e o pecuarista pode emiti-la através da internet quando for encaminhar bovinos para abate em frigorífico com inspeção oficial.

Todo o sistema utilizado para a emissão e conferência da autenticidade da GTA online foi desenvolvido pela equipe da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em conformidade com a plataforma de gestão agropecuária (PGA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, explicou que a GTA online será apenas para bovinos encaminhados para abate em frigorífico com inspeção oficial, porque desta forma é possível garantir que os animais chegaram ao destino declarado pelo produtor rural. “Com esse documento, temos a resposta do frigorífico de que o animal chegou lá”, disse.

Durante as fiscalizações de trânsito, a autenticidade da GTA online poderá ser verificada através de um QR-Code, de uma chave de segurança gerada pelo sistema e de código de barras, que contêm informações da GTA.

No ano de 2015, mais de 126 mil GTA’s foram emitidas pela Idaron para encaminhar mais de dois milhões de bovinos para abate. Neste ano, já foram mais de 55 mil GTA’s para cerca de 920 mil animais.

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, conta que a GTA online foi uma solicitação pessoal do governador. “O governo do estado está preocupado com o produtor rural, que é quem movimenta a economia de Rondônia. A GTA online é um grande avanço, e vai dar comodidade ao pecuarista que vende seu rebanho”, ponderou.

O produtor que tiver interesse em acessar o sistema pela internet deverá ir à unidade da Idaron e cadastrar uma senha.