Hermínio Coelho anuncia CPI para apurar irregularidades no DER

De acordo com o parlamentar, a “roubalheira” é generalizada no DER, e neste sentido se faz necessário inclusive que seja efetivado um levantamento de todos os recursos financeiros aplicados naquela autarquia.

Publicada em 05 de March de 2015 às 17:40:00

A constituição de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito - para apurar irregularidades administrativas e operacionais no DER – Departamento de Estradas de Rodagem- foi proposta na sessão plenária desta terça-feira (03 de março) na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).

De acordo com o parlamentar,  a “roubalheira” é generalizada no DER, e neste sentido se faz necessário inclusive que seja efetivado um levantamento de todos os recursos financeiros aplicados naquela autarquia, desde o ano de 2011.

Hermínio Coelho iniciou seu pronunciamento destacando o descaso do Governo Estadual com os encaminhamentos feitos pelos deputados. Citou o caso do então deputado Marcos Donadon, que após ter apresentado requerimento solicitando informações técnicas do DER, acabou sendo preso e as informações solicitadas jamais foram enviadas.

Posteriormente, o deputado Hermínio Coelho destacou a importância do requerimento apresentado na atual legislatura pela deputada Glaucione Rodrigues (PSDC), solicitando detalhamento da aplicação de recursos de empréstimos e financiamentos gerenciados pelo DER.

Ainda de acordo com o deputado, estas informações são de extrema importância, pois são recursos públicos que ultrapassam R$ 1 bilhão. Além disso, prosseguiu, “se tem conhecimento que a bagunça administrativa é gritante no DER, inclusive com o sumiço constante de maquinários, e da situação preocupante da falta de recursos para, inclusive, garantir a recuperação e manutenção das estradas”.

Da tribuna, Hermínio Coelho voltou a destacar que a roubalheira é generalizada no DER, e desta forma justifica-se a constituição de uma CPI para apurar inclusive os desmandos da organização criminosa instalada naquela autarquia para desviar recursos destinados a construção da obra do Espaço Alternativo em Porto Velho.