Hidrelétrica instala estator, última etapa para concluir montagem da última turbina

A Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, acaba de instalar o estator, última grande peça para conclusão da montagem da 50ª turbina, a última a entrar em operação até novembro deste ano.

Publicada em 15 de April de 2016 às 11:53:00

Com dez metros de diâmetro, mesma altura de um prédio de três andares, e 143 toneladas, peso de aproximadamente 150 carros populares, o estator é um componente que integra o gerador da unidade de geração e um dos responsáveis pela criação do campo magnético que produz energia.

Apesar das grandes dimensões que caracterizam esta peça, sua descida e instalação no local definitivo ocorreram com 25 dias de antecedência em relação ao cronograma. A partir de agora, os próximos passos são os ajustes no equipamento, a soldagem e pintura para que, até agosto próximo, os testes de comissionamento da última unidade geradora sejam iniciados e ela possa entrar em operação comercial em novembro deste ano.

Com a entrada em operação comercial de mais uma turbina hoje (14/4), a Hidrelétrica Santo Antônio totaliza 40 unidades geradoras em funcionamento, restando apenas 10 para atingir a geração plena, quando suas 50 turbinas em operação, a partir de novembro deste ano, elevará a capacidade de geração da hidrelétrica para 3.568 Megawatts, energia suficiente para atender o consumo médio de 45 milhões de brasileiros.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. Quarta maior geradora hídrica do país, a Hidrelétrica Santo Antônio é a considerada a nº 1 em sustentabilidade, de acordo com avaliação da  International Hydropower Association (IHA), organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos em todo o mundo.

Santo Antônio Energia

Carla Nascentes – [email protected]