Hidrelétrica Santo Antônio atinge 82% da potência instalada com mais uma turbina

Já está em operação comercial a 41ª unidade geradora da Hidrelétrica Santo Antônio.

Publicada em 20 de May de 2016 às 09:08:00

Já está em operação comercial a 41ª unidade geradora da Hidrelétrica Santo Antônio. A autorização para a entrada de mais esta turbina foi dada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, conforme publicação no Diário Oficial da União de hoje.

Agora, a Hidrelétrica Santo Antônio passa a ter a potência instalada de 2.934,6 Megawatts, cerca de 82% do total previsto que é de 3.568 MW, o que deverá ser alcançado até novembro deste ano.

A concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, anunciou oficialmente esta semana, em Porto Velho e Rio Branco (AC), que das 50 turbinas a serem instaladas, a energia produzida por seis delas será destinada exclusivamente para o consumo nos estados de Rondônia e Acre. A primeira das turbinas adicionais deve entrar em operação comercial em agosto de 2016.

Esta geração adicional de 417 MW será suficiente para atender 40% do atual consumo energético dos dois estados.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. Quarta maior geradora hídrica do país, a Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a número um em sustentabilidade de acordo com avaliação da International Hydropower Association (IHA), uma organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos.