Hidrelétrica Santo Antônio comemora a marca de quatro milhões de Megawatts horas gerados

A energia, de fonte limpa e renovável, é suficiente para atender mais de cinco milhões de brasileiros.

Publicada em 26 de December de 2013 às 18:43:00

 Com 5 anos de construção e 21 meses de operação comercial, a Hidrelétrica Santo Antônio encerra o ano de 2013 com uma nova marca: a geração de quatro milhões de megawatts horas (MWh), energia suficiente para o consumo de mais de cinco milhões de brasileiros. Esse volume de energia demonstra o comprometimento da empresa com o fornecimento crescente de energia para o país.

Uma conquista para o Brasil, para toda a região Norte e, especialmente, para Porto Velho – Rondônia. Em novembro 2016, quando estiver em plena carga com as 50 unidades em operação, a Hidrelétrica Santo Antônio, instalada na Amazônia Legal, produzirá energia de fonte limpa renovável para mais de 44 milhões de pessoas em todo Brasil. Parte da energia gerada pela Hidrelétrica Santo Antônio é transportada pela Linha de Transmissão do Madeira, que liga Porto Velho a Araraquara (SP), abastecendo o Sistema Interligado Nacional (SIN), que atende todas as regiões do País.

Outra parte é destinada a Rondônia e a outros estados da região Norte, o que contribui com a segurança energética e possibilita novos empreendimentos para a região. Santo Antônio EnergiaÉ a concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, e pela comercialização da energia gerada.

A usina iniciou a geração comercial em 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original e, a partir de novembro de 2016, com potência de 3.568 megawatts, gerará energia suficiente para abastecer o consumo de mais de 44 milhões de pessoas. O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%), empresas com grande experiência na gestão de investimento, bem como na implantação e construção de hidrelétricas no Brasil e em outro países.