Hidrelétrica Santo Antônio é a 3ª maior geradora do País

Com a entrada em operação da 44ª turbina em junho passado – última prevista no projeto original, a Hidrelétrica Santo Antônio tornou-se o primeiro grande projeto de geração de energia na Amazônia...

Publicada em 26 de July de 2016 às 08:44:00
      Grupos geradores 2 e 3

A Hidrelétrica Santo Antônio passou a ocupar a terceira posição no ranking das maiores geradoras de energia hídrica do País. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no primeiro semestre deste ano, a Hidrelétrica Santo Antônio gerou 1.627 Megawatts médios/mês, atrás apenas de Itaipu e Tucuruí. Em 2014, a hidrelétrica estava em quinto lugar no ranking. Ao final do ano passado, havia conquistado a quarta posição.

Com a entrada em operação da 44ª turbina em junho passado – última prevista no projeto original, a Hidrelétrica Santo Antônio tornou-se o primeiro grande projeto de geração de energia na Amazônia, concluído rigorosamente dentro do cronograma.

Mais seis turbinas adicionais que compreendem a expansão da hidrelétrica, dedicadas exclusivamente para fornecer energia para Rondônia e Acre, entrarão em funcionamento até novembro deste ano, totalizando 50 unidades geradoras e potência de 3.568 Megawatts – cerca de 4% da carga nacional, energia suficiente para atender aproximadamente 45 milhões de pessoas. 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. Terceira maior geradora hídrica do país, a Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a nº 1 em sustentabilidade, de acordo com avaliação da International Hydropower Association (IHA), organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos.