Hidrelétrica Santo Antônio - Enchimento com água inicia etapa para conclusão das obras

As obras da UHE registram mais de 90% de avanço, com previsão de plena geração de energia para novembro de 2016.

Publicada em 10 de August de 2015 às 10:34:00

O Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA) iniciou etapa fundamental nas obras da Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, com o enchimento com água das áreas até agora protegidas para a construção da Casa de Força 4.

Este enchimento dos recintos entre as ensecadeiras do Rio Madeira permitirá o início dos testes de comissionamento das unidades geradoras e, posteriormente, da geração de energia. O CCSA é liderado pela Construtora Norberto Odebrecht (CNO) e conta também com as empresas Andrade Gutierrez, Alstom, Andritz, Voith, Bardella, Siemens e Alstom Grid.

As obras da UHE registram mais de 90% de avanço, com previsão de plena geração de energia para novembro de 2016. No total, a usina possui 4 casas de força construídas em etapas distintas, das quais três já operam com 32 unidades geradoras. A casa de força 4 temi mais 18 unidades geradoras, que, a partir de novembro, entrarão gradativamente em operação. No total, a UHE terá 3.568 MW de potência instalada, o suficiente para abastecer cerca de 45 milhões de pessoas no país.

“Este é um dos momentos mais importantes da UHE Santo Antônio, pois vamos consolidar a geração de energia no empreendimento e iniciar a operação das estruturas do extravasor de troncos e do sistema de transposição de peixes, situadas neste mesmo ambiente. Esse feito não seria possível se não tivéssemos uma equipe competente e motivada”, ressalta Délio Galvão, diretor do CCSA.

Para chegar a esta etapa foi necessário concluir as concretagens de primeiro estágio, realizar a conformação e limpeza dos canais de fuga e adução, além de iniciar a retirada das ensecadeiras do leito do rio, as maiores que já existiram no canteiro de obras. Consideradas verdadeiras barragens, elas possuem cerca de 1,7 milhão de metros cúbicos de solo e rocha em processo de remoção, que continuará nos próximos meses, mesmo após o enchimento.

Outra providência fundamental foi a conclusão da montagem e comissionamento dos equipamentos hidromecânicos (comportas e grades), que permitirá a continuidade dos trabalhos no interior da casa de força 4. Atualmente, existem seis máquinas prontas para comissionamento dinâmico e outras 12 nas mais diversas etapas de montagem. As linhas de transmissão de energia e interligação entre casas de forças já estão concluídas e comissionadas.