Hidrelétrica Santo Antônio opera com 43 turbinas

Desde sábado, 18 de junho, a Hidrelétrica Santo Antônio está operando com a 43ª turbina.

Publicada em 21 de June de 2016 às 09:57:00

Desde sábado, 18 de junho, a Hidrelétrica Santo Antônio está operando com a 43ª turbina. A autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, 20. A nova unidade geradora tem capacidade de gerar 73.29 kiloWatts (kW), que somada às outras 42 turbinas já em funcionamento, totalizam 3.077,49 MW de potência instalada, faltando apenas a instalação de pouco mais de 13%, o que equivale às sete turbinas para completar um total de 50 unidades – algumas já em fase de teste.

A Hidrelétrica Santo Antônio instalada no rio Madeira, em Porto Velho – RO, tem a sua conclusão prevista para novembro próximo, com a geração de 3.568 Megawatts (MW). Toda a energia a ser gerada pelas seis turbinas adicionais – cerca de 417,6 MW – ao projeto original será destinada para abastecer exclusivamente os estados de Rondônia e Acre, através do sistema da Eletronorte. Estas turbinas já estão em teste e a linha de transmissão construída e testada.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. Quarta maior geradora hídrica do país, a Hidrelétrica Santo Antônio se consolida como a número um em sustentabilidade de acordo com avaliação da International Hydropower Association (IHA), uma organização sem fins lucrativos, fundada há quase 20 anos com o suporte da Unesco, e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos.