Hidrelétrica Santo Antônio terá capacidade ampliada em quase 420 megawatts

O projeto original previa um reservatório de 350 quilômetros quadrados (Km2). Com a ampliação, a área passará a ter 421 km2.

Publicada em 24 de September de 2013 às 19:25:00

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), a empresa Santo Antônio Energia anunciou hoje (24) que ampliará em 417,6 megawatts (MW) a capacidade de produção da usina. O aumento se deve à ampliação da usina, que passará a produzir mais 206 MW médios em consequência da autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aumentar em 80 centímetros o reservatório. Com isso será possível instalar mais seis turbinas no empreendimento.

O projeto original previa um reservatório de 350 quilômetros quadrados (Km2). Com a ampliação, a área passará a ter 421 km2. Será investido R$ 1,5 bilhão, além dos R$ 16 bilhões previstos para o projeto, que passará a ter 50 turbinas. A potência da usina passará de 3.150,4 MW para 3.568 MW. Com a ampliação, de 206,2 MW médios, a usina passará a ter uma garantia física de 2.424,2 MW médios.

O aumento da área alagada terá reflexos na Usina Hidrelétrica Jirau, também localizada na região. Segundo a empresa responsável por Jirau – a Energia Sustentável do Brasil – o empreendimento perderia 57 MW médios. A questão foi para a Aneel, que determinou repasse de 24,3 MW médios como forma de compensação.

A Santo Antônio Energia, no entanto, considerou o repasse alto. “Nossa avaliação é que esse repasse afetará negativamente o equilíbrio econômico e financeiro do projeto. Por isso, já apresentamos um recurso administrativo que pede à Aneel rever a decisão”, disse o presidente da empresa, Eduardo Melo Pinto. A empresa consultará seus acionistas para estudar a possibilidade de entrar ou não na Justiça, caso não tenha uma resposta positiva da Aneel.

Para instalar mais seis turbinas foi necessário ampliar em 12 meses o cronograma da obra. Com isso, a conclusão dela está prevista para novembro de 2016.