Ibama embarga mais de 3,6 mil hectares de terras em Rondônia

Em pouco mais de 30 dias, em Rondônia, agente ambientais do Ibama já embargaram 3.613,5 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, apreenderam quatro tratores e aplicaram multas que chegam a R$ 5 milhões.

Publicada em 19/03/2013 às 10:31:00

 Porto Velho/RO  – Com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal nas áreas consideradas críticas pelo monitoramento ambiental dentro da Amazônia (Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia), a operação Onda Verde foi deflagrada no dia 04 de fevereiro. Em pouco mais de 30 dias, em Rondônia, agente ambientais do Ibama já embargaram 3.613,5 hectares de áreas desmatadas ilegalmente, apreenderam quatro tratores e aplicaram multas que chegam a R$ 5 milhões.

A operação Onda Verde tem em Rondônia base no Distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho. A base é uma unidade avançada que conta com veículos adaptados ao solo amazônico, equipe de peritos em sensoriamento remoto, que decodifica as imagens em alta resolução que chegam do satélite, apontando os alvos a serem vistoriados.

Equipes de ar e terra conseguem, a partir da qualidade das imagens de áreas desmatadas e da agilidade com que elas chegam às mãos dos agentes, efetuar com grande precisão o bloqueio imediato do desmatamento. “Essa agilidade nos permite chegar em bloco nas áreas que estão sendo desmatadas, o que nos possibilita prender os infratores e a apreender os equipamentos utilizados no desmatamento ilegal.”, disse o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Rondônia, Renê Oliveira.

Os municípios com maior incidência de registros ambientais são Porto Velho, Nova Mamoré, Cujubim, Machadinho do Oeste, Buritis e Costa Marques. “Estamos atentos a toda área crítica do desmatamento em Rondônia. Todos os agentes tem ordem expressa de aplicar a lei com rigor, não só multando, mas embargando áreas, apreendendo produto de plantio irregular, gado criado em área embargada, bem como máquinas e caminhões utilizados no ilícito ambiental.”, alerta Oliveira.
A operação Onda Verde conta com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Força Nacional de Segurança Pública.

Ascom Ibama