Incra/RO doa material reciclável para associação de catadores

O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga de Lima, informou que a associação utiliza a renda obtida com a venda dos recicláveis nas despesas administrativas da entidade.

Publicada em 03 de March de 2015 às 13:02:00

Através do programa "Coleta Seletiva Solidária", a superintendência do INCRA em Rondônia entregou ontem à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asprovel) 461 quilos de papel e ferro e 95 luminárias fluorescentes, com calhas, reatores e 187 lâmpadas em bom estado, coletados nas dependências da sede da instituição, em Porto Velho.

O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga de Lima, informou que a associação utiliza a renda obtida com a venda dos recicláveis nas despesas administrativas da entidade. Quanto às luminárias, serão reaproveitadas em igrejas e residências dos catadores.

O coordenador do programa no Incra/RO, servidor Raimundo Seixas, explicou que as luminárias são provenientes de substituição por modelos mais econômicos realizada em 2014 pelo Incra . “Há sete anos o Incra realiza esse trabalho em Rondônia com muito êxito especialmente pela colaboração dos servidores e funcionários das empresas terceirizadas e apoio incondicional da administração”, afirmou.

A "Coleta Seletiva Solidária" atende ao Decreto Nº 5.940, do Governo Federal. No Incra/RO estão instalados quarenta coletores de materiais recicláveis nos corredores dos prédios da sede, e foi realizado na fase de implantação um trabalho voltado à conscientização dos servidores e colaboradores para a separação dos materiais descartados no dia a dia.

Há três meses, o órgão doou cerca de duas toneladas de recicláveis e 93 luminárias fluorescentes à Associação dos Catadores da Vila Princesa, em Porto Velho. A associação que recepciona o material doado deve ser constituída por catadores de recicláveis descartados que tenham nessa atividade sua única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, possuir infraestrutura para realizar a triagem e classificação dos materiais e apresentar o sistema de rateio entre os associados. Não há transferência de recursos financeiros entre as instituições.