Inscrições abertas para o vestibular FIMCA/METROPOLITANA

O vestibular de meio de ano é ideal para a retomada dos estudos por parte daquelas pessoas que estão fora da sala de aula há algum tempo.

Publicada em 01/06/2011 às 19:05:00

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2011/2 da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana. As inscrições estão abertas desde o dia 16/05 e os interessados em participar devem se inscrever até o dia 25 de junho na sede das instituições, situada à Rua das Araras, 241 – Jardim Eldorado - fones (60) 3217-8901, 3217-8997 e 3217-8903, nos horários das 8:00 às 21:00 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8:00 às 12:00 horas; e pela internet até o dia 21/06/2011, no endereço eletrônico www.fimca.com.br.

As provas serão realizadas no dia 26/6, com início às 8:00 e término às 12:00 horas, no Campus da FIMCA/METROPOLITANA. As 2080 vagas disponibilizadas para esta edição do Vestibular 2011/2 abrangem cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Hospitalar, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social, Turismo, Zootecnia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Fonoaudiologia, Letras, Pedagogia, Terapia Ocupacional, e Gestão Comercial.

Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, os cursos oferecidos atendem satisfatoriamente as demandas sinalizadas pelo mercado profissional da região, facilitando a empregabilidade e contribuindo para o aprimoramento social, cultural e econômico do Estado de Rondônia.

Bolsa Rotativa “Já tivemos oito cursos recentemente reconhecidos pelo MEC, todos com conceito quatro (muito bom), o que atesta a seriedade dos investimentos na qualidade de nossos programas de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o diretor, acrescentando que “os nossos acadêmicos e candidatos ao Vestibular contam aqui, além das opções de financiamento como o Fies e o ProUni, com o benefício da Bolsa Rotativa”.

A Bolsa Rotativa equivale ao subsídio, pela própria instituição, de cinqüenta por cento da semestralidade. “E o mais atrativo é que o formando só começa a pagar os outros cinqüenta por cento após um ano da conclusão do curso, através de parcelas mensais”, explica Aparício. As Bolsas Rotativas valerão para o curso completo, bastando apenas que o acadêmico, em cada final de período, faça o aditamento do contrato, confirmando sua rematrícula. Acessando o Edital do Vestibular, no site www.fimca.com.br, os interessados podem ver quais os cursos cobertos pelo benefício da Bolsa Rotativa e os valores mensais e semestrais de cada curso.

Mercado aquecido O vestibular de meio de ano é ideal para a retomada dos estudos por parte daquelas pessoas que estão fora da sala de aula há algum tempo. A concorrência é menor porque não tem estudantes concluindo o ensino médio, como ocorre no final de ano. Um levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria coloca o Brasil em último lugar em um grupo de 36 países, ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Divulgados no último mês de abril, os números se referem a 2008 e derivam de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A conclusão é de que apenas 11% dos brasileiros nesta faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da Organização, a média (28%) é mais do que o dobro do percentual brasileiro.

Com o crescimento econômico nacional acelerado, principalmente em Rondônia e na região, aqueles que já concluíram o ensino médio e se encontram parados em termos educacionais, já perceberam que os órgãos públicos e as empresas públicas e privadas estão ampliando o número de vagas e postos de trabalho para quem tem formação acadêmica superior. Em nível regional essa qualificação tem sido cada vez mais exigida, tanto no que se refere à graduação quanto à formação continuada, com cursos de capacitação e especialização. “O vestibular unificado da FIMCA/METROPOLITANA é uma oportunidade única e real para a retomada dos estudos para quem quer disputar as melhores vagas no mercado de trabalho”, alertou o médico Aparício Carvalho.