Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia no Estado

A cerimônia de colação de grau foi realizada no sábado (30) com a presença de autoridades, professores e familiares dos formandos.

Publicada em 04 de May de 2016 às 11:50:00

O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará formou a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia, com 56 formandos, que agora estão aptos para o mercado de trabalho. A cerimônia de colação de grau foi realizada no sábado (30) com a presença de autoridades, professores e familiares dos formandos.

A secretária do Instituto Abaitará, Maurelena Reginaldo Costa, informou que os formandos possuem vasto campo de atuação no mercado de trabalho nas instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Poderão atuar nas instituições de certificação agroecológicas, instituições de pesquisa e extensão, parques e reservas naturais para atender à demanda que existe em Rondônia.

Todos os formandos do Abaitará estão credenciados junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea) e vão responder tecnicamente por suas áreas de atuação profissional.

O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará foi criado através da Lei 732, de 3 de outubro de 2013. É o primeiro Instituto Estadual Rural de Rondônia, profissionalizando jovens e adolescentes. A intenção do governo do estado é qualificar profissionalmente os filhos dos produtores rurais para que permaneçam nas propriedades junto com suas famílias, evitando o êxodo rural e, ao mesmo tempo, oferecendo condições para que esses formandos coloquem em prática o aprendizado adquirido no curso em suas propriedades e melhore a renda familiar.

Maurelene Costa disse, ainda, que mais 120 alunos estão fazendo o Curso Técnico de Agroecologia, sendo duas turmas do primeiro ano, uma do segundo e outra do terceiro. “O mercado em Rondônia nesta área é carente de profissionais”, ressaltou.