Instituto de controle do câncer oferece workshop

Curso ofertará 60 vagas, das quais 50 destinadas a médicos e 10 a enfermeiros e servirá como seletiva para a bolsa de estudos

Publicada em 28/08/2012 às 19:37:00

Porto Velho, Rondônia - Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Núcleo Técnico de Gestão e em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), realizará no próximo dia 15 o Workshop em Mastologia no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O evento tem o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento em mastologia nas regiões distantes dos grandes centros. O conteúdo do Workshop englobará temas como prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, quimioterapia, radioterapia, reconstrução mamária e cuidados de enfermagem. "O conteúdo faz parte de um planejamento específico para que se possa abordar os principais tópicos que integram a grade curricular do curso ministrado pelo Instituto em São Paulo", explica o diretor-clínico do IBCC e coordenador do Workshop em Mastologia, dr. Marcelo A. Calil.

Bolsa de Estudos
Para os participantes do woskshop será oferecida a oportunidade de participar do curso de aprimoramento, que será realizado em São Paulo. Com duração de dois anos, o curso está previsto para iníciar em março de 2013. A seleção para a bolsa ocorrerá ao término do workshop, onde será respondido um questionário acerca do conteúdo apresentado. Além da bolsa o médico aprovado receberá ainda uma passagem de ida e volta para São Paulo, com direito a hospedagem e alimentação.

Os cinco médicos que obtiverem a melhor pontuação no questionário de avaliação serão submetidos na mesma data a uma entrevista com os representantes do IBCC, que selecionarão um candidato. O resultado será divulgado no mesmo dia após o término das entrevistas. Mais informações podem ser obtidas através da Gerência de Comunicação 3216-7219.

O IBCC é o realizador, desde 1995, da campanha “o Câncer da mama no alvo da moda” e o workshop em mastologia desenvolvido pelo Centro de Estudos, considerado referência na formação de mastologistas no país, é uma forma de retribuir à sociedade o apoio recebido pela campanha ao longo dos anos.

Sobre o IBCC
Fundado em maio de 1968 pelo professor doutor João Sampaio Góes Junior e seu filho, também professor, doutor João Carlos Sampaio, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), localizado no bairro da Mooca em São Paulo, possui a missão de levar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de forma humanizada ao alcance de todos.

Referência no tratamento de câncer, o instituto possui 66% de seus atendimentos voltados para pacientes do SUS e durante o ano de 2011 registrou 92.098 consultas realizadas, 7.279 cirurgias, 4.621 internações, 12.126 mamografias, 20.200 ultrassonografias, 9.716 tomografias computadorizadas, 17.180 aplicações de quimioterapia e 34.813 sessões de radioterapia.
DECOM

Texto: Romeu Noe