Jaqueline e assessoria avaliam que candidata foi "muito bem" no debate em Rolim de Moura

Jaqueline defendeu a criação de oportunidade para o crescimento econômico e social da mulhe.

Publicada em 29 de August de 2014 às 10:23:00

A assessoria da candidata ao Governo Jaqueline Cassol (PR) avaliou que ela “mostrou que tem preparo para administrar o Estado”.

Segundo a assessoria, “’questionada pelos concorrentes, a candidata respondeu com firmeza, demonstrando profundo conhecimento em gestão e que tem um plano de governo completo, pronto para atender as necessidades de Rondônia”.
O debate ocorreu na noite desta quinta-feira no teatro Municipal de Rolim de Moura.

No bloco em que os candidatos perguntavam entre si, Jaqueline Cassol foi indagada sobre políticas públicas para as mulheres em Rondônia. Segundo ela, apesar das grandes conquistas dos últimos tempos e de ocupar cada vez mais seus espaços, as mulheres ainda são vítimas de preconceitos e citou a diferença salarial como um exemplo.

Jaqueline defendeu a criação de oportunidade para o crescimento econômico e social da mulher:
- Para as donas de casa, que muitas vezes abrem mão do mercado de trabalho por falta de creches para os filhos, vamos criar pequenas linhas de crédito desburocratizado, para que elas possam investir em pequenas empresas, explorando seus dons como culinária e artesanato.

- Temos que garantir uma educação de qualidade, de forma que as mães fiquem despreocupadas com seus filhos e se dediquem ao trabalho. Vamos criar cursos profissionalizantes para que os jovens não fiquem ociosos no horário que não estão na escola. Além disso, a saúde da mulher será priorizada. Nós merecemos cuidados especiais. Sou mãe de dois filhos, sou educadora, sou também profissional, entendo muito bem o drama da mulher e por isso estou preparada para ajudá-las.
A candidata também falou sobre programas de combate a violência contra a mulher, com reaparelhamento das delegacias das mulheres e capacitação dos profissionais que atuam no acolhimento das vítimas.

Na agricultura, Jaqueline foi questionada sobre o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos-, do Governo Federal, que promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, além de favorecer famílias em situação de insegurança alimentar.

Jaqueline Cassol contou ao candidato que fez a pergunta que falava sobre o assunto com o proprietário de uma micro agroindústria de pescado na zona rural de Espigão do Oeste, onde esteve na última quarta-feira (27).

- O senhor Édio do Peixe, apesar de ter o selo de inspeção municipal, enfrenta dificuldade para vender o pirarucu já beneficiado, ou seja, todo cortado e sem espinhas, em razão da falta de apoio e de incentivo governamental. Vamos expandir o programa que beneficia as agroindústrias, de forma que alcance todos os pequenos produtores. Vamos buscar com o governo federal um maior alcance do programa do Estado, para que esses produtores possam vender seus produtos para o governo atender as escolas, hospitais e presídios.

A candidata disse que, se eleita, vai retomar todos os programas da gestão passada, que foram deixados de lado no atual governo e citou a distribuição de sementes, programa tão relembrado pelos agricultores .

- Tem gente que não sabe que um saco de milho entregue ao produtor rural rende de 30 a 35 outros sacos. A terra ,tendo calcário, esse saco pode render ainda mais, até 45 sacos. É preciso entender de agricultura, saber como funciona a produção rural e nosso estado é eminentemente agrícola, por isso estamos com a agricultura enfraquecida. Vamos retomar os programas para o homem do campo, primeiro porque Rondônia precisa do setor forte, segundo porque em todos os lugares onde tenho ido, o agricultor me pede socorro, que precisam dos programas antigos de volta, assim eu vou fazer.