Jaru: Reunião busca fortalecer associação de catadores de matérias recicláveis

O presidente da entidade, Dorli Caetano Neves, explicou que os mais de 30 catadores, que fazem parte da associação, retiram das ruas quase 20 mil quilos de material reciclável por mês

Publicada em 28 de January de 2015 às 17:27:00

Jaru, Rondônia - O secretário municipal de Meio Ambiente, Chiquinho da Emater, recebeu,  na manhã desta quarta-feira, membros da Associação de Moradores e Catadores de Materiais Recicláveis de Jaru e Região e o vereador Benildo Márcio. Na oportunidade, eles discutiram ações para fortalecer a categoria, bem como falaram da construção do barracão, que já começou.

De acordo com o secretário Chiquinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está apoiando e dando suporte aos catadores, pois sabe da importância deles para Jaru. “Após a conclusão do barracão, vamos começar a reciclar nosso material e colaborar muito com o meio ambiente”, frisou.

O presidente da entidade, Dorli Caetano Neves, explicou que os mais de 30 catadores, que fazem parte da associação, retiram das ruas quase 20 mil quilos de material reciclável por mês. “Quando o barracão estiver pronto, vamos conseguir muito mais que isso, principalmente das residências. Pois sei que a maioria das pessoas quer separar o lixo. Todos estão conscientes”.

Para a catadora Maria Avelino de Almeida, que há 20 anos trabalha com reciclado, com a organização da associação e a construção do barracão tudo ficará melhor. “Minha vida é sonhar com isso, pois é deste trabalho que retiro meu sustento”, disse.

O vereador Benildo Márcio reiterou o apoio aos catadores e falou da importância deles para a sociedade. “Organizados e com toda estrutura necessária, eles farão muito mais para Jaru. Por isso estamos juntos nessa causa”, citou.

Curso

Já está em fase final de projeto um curso que a Semma estará trazendo para a associação e também para  pessoas que tiverem interesse. O curso vai ensinar a fazer produtos a partir de pneus. Uma forma de tirar os pneus das ruas e promover renda as famílias.

Colaboração

O secretário Francisco ainda lembrou que todos podem ajudar. “Quem tiver material que pode ser reutilizado, basta ligar na Semma: 3521-4983, que uma equipe passará para buscar”.