Jesuíno destaca revogação de penas para policiais e bombeiros

Parlamentar cita que o policial que chega no quartel sem ter tirado a barba pode ser preso.

Publicada em 07 de October de 2015 às 17:19:00

Na tarde de terça-feira (6),  o deputado estadual  Jesuíno Boabaid (PTdoB) usou parte de seu tempo no Plenário da Assembleia Legislativa para destacar a revogação de penas privativas de liberdade para policiais e bombeiros militares, salientando que apenas estes servidores possuem em seus estatutos esta pena. Se chegasse atrasado ou sem ter feito a barba, seria condenado a determinados dias de prisão, o que Boabaid considera incabível.

A proposta que extingue a pena de prisão como forma de punir faltas disciplinares cometidas por policiais e bombeiros militares foi aprovada em votação simbólica. A medida está prevista no Projeto de Lei 7634/14, dos deputados subtenente Gonzaga (PDT-MG) e Jorginho Mello (PR-SC). Com algumas modificações, o texto segue para o Senado e caso seja aprovado deverá ser adotado em Rondônia, onde segundo Boabaid, trará benefícios para a própria população.

O deputado também lembrou que há algum tempo pediu realização de audiência pública para tratar dos problemas enfrentados pelos deficientes auditivos, vindo a solicitar a presença da diretora e vice-diretora da escola bilíngue, bem como de  representantes do Estado e do município. Boabaid se declarou surpreso ao saber que a diretora e a vice-diretora da escola bilíngue haviam sido exoneradas logo após a realização da audiência pública.

Boabaid criticou a atual gestão e repudiou a decisão de exonerar as servidoras, que foram até a Assembleia apenas para buscar soluções para os problemas enfrentados. Jesuíno foi procurado pelas ex-servidoras, que relataram o ocorrido, vindo ele, então, a conversar com outro parlamentar, que por sinal é do mesmo partido do prefeito Mauro Nazif (PSB), mas até o momento Jesuíno não obteve resposta sobre o real motivo das exonerações.

Ainda sobre a gestão do prefeito Mauro Nazif (PSB), Jesuíno citou a greve dos servidores do transporte coletivo da capital, que está totalmente paralisado desde a manhã de segunda-feira (5). “O prefeito disse que nós teríamos um transporte público de excelência. Já venceu o prazo para a nova empresa começar a rodar na cidade, mas até agora nada”, relatou.