JOÃO PAULO II: Superlotação é provocada pela violência no trânsito

Não é diferente, entretanto, da realidade espalhada pelo país.

Publicada em 10/11/2011 às 18:57:00

Fonte: Assessoria de Imprensa do João Paulo II

Com uma média diária de 29 pacientes vítimas da violência no trânsito, não apenas de Porto velho, mas também do interior - número que sobe para 50 a 60 aos finais de semana - o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II chegou ao esgotamento, estando permanentemente superlotado e com os profissionais de saúde sobrecarregados em suas funções.

Não é diferente, entretanto, da realidade espalhada pelo país. A questão é que o grande fluxo de vítimas de acidentes no trânsito tem provocado um congestionamento que leva a unidade a uma situação além de sua capacidade de atendimento.

De janeiro a outubro de 2011, por exemplo, já foram registrados 7.186 atendimentos à vítimas do trânsito. Na maioria dos casos, os acidentes envolvem jovens que fazem uso de bebidas alcoólicas e dirigem em alta velocidade, sendo que muitos desses pacientes necessitam passar por cirurgias de alta complexidade. Em 90% dos casos, as vítimas são motociclistas que, em sua maioria, não utilizam o equipamento de segurança necessário.

O João Paulo II dispõe de uma equipe multiprofissional que realiza plantão 24h, com dois ortopedistas, dois cirurgiões geral, dois neurocirurgiões, dois clínicos geral, dois intensivistas, dois anestesiologistas e uma equipe de enfermagem especializada. Além disso, mais de 15 médicos especialistas ficam de sobreaviso, dentre eles, cardiologista, neuro-clínico, buco-maxilofacial, pneumologista e oncologista, e outros.

Vale destacar ainda que cerca de dois meses após o início do trabalho em conjunto entre cirurgiões de outros Estados, equipes próprias e apoio de especialistas do Hospital de Base Ary Pinheiro, o João Paulo II zerou a lista de pacientes a espera de cirurgias ortopédicas.