José Augusto: segurança e combate à violência exigem ação de todos

O candidato do PMDB à Prefeitura, médico José Augusto, salientou que seu plano de governo contempla uma série de medidas para enfrentar a situação.

Publicada em 29/08/2012 às 15:03:00

Porto Velho, Rondônia - Ao falar em seu programa eleitoral sobre a questão da segurança pública e violência urbana, problemas comuns a todas as regiões da cidade, o candidato do PMDB à Prefeitura, médico José Augusto, salientou que seu plano de governo contempla uma série de medidas para enfrentar a situação. É, segundo ele, um trabalho que tem obrigatoriamente que ser coordenado com os governos estadual e federal. Isso porque o combate à violência urbana, um dos mais graves problemas da sociedade moderna exige a participação de todos, inclusive da própria população. E não pode ser planejado isoladamente.

José Augusto vai poder contar com a grande experiênciaq de seu vice, o ex-delegado da Polícia Federal e juiz aposentado, Dr. Marco Antônio, diretor da Fatec. É uma questão multisetorial – disse ele – cujos resultados positivos dependem do sucesso das políticas públicas implementadas na saúde, educação, trabalho, transporte público, moradia, esportes e lazer. Enfim, da qualidade de vida urbana. O cidadão carente de tudo é presa fácil do alcoolismo e das drogas.

- Daí para a violência inclusive doméstica é só um pequeno passo. Nós vamos implementar também o policiamento preventivo em ronda motorizada no entorno das escolas municipais, uma providência capaz de afastar dali os traficantes e outros tipos mal intencionados. Nosso plano de governo inclui esta e muitas outras soluções inovadoras. Eu e o Dr. José Augusto somos empreendedores de sucesso e, embora novos na administração municipal, temos a experiência necessária para implementar as mudanças previstas em nosso plano de governo. Não é preciso ser jovem para inovar – disse Marco Antônio.

José Augusto esclarece que nosso plano de governo prevê entre diversas outras ações, a implementação do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) para implantar programas de segurança social voltados para a prevenção da criminalidade, proteção da criança e do adolescente, acidentes de trânsito e outros problemas detectados que prejudiquem a cultura da paz no município de Porto Velho.

- Nós vamos elaborar um Plano Municipal de Segurança, com participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicos ligados à segurança pública. Vamos também criar o Observatório da Criminalidade no município, sob a direção do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM), e manter atualizado sistematicamente o Mapa da Criminalidade como pré-condição para estabelecer as ações gerais ou localizadas de prevenção, além de manter e ampliar o monitoramento por alarme nas escolas e equipamentos da Prefeitura.

E criar um Observatório da Criminalidade no município, sob a direção do Gabinete de Gestão Integrado Municipal, e manter atualizado sistematicamente o Mapa da Criminalidade como pré-condição para estabelecer as ações gerais ou localizadas de prevenção.

Além disso, o candidato do PMDB propõe a implantação de um amplo sistema de monitoramento das principais vias e equipamentos públicos, por meio de câmeras de vídeo, para prevenir e inibir a violência urbana. E criar o projeto Mulheres da Paz, que capacita mulheres que atuam em locais de maior risco de criminalidade, visando à reintegração de crianças e adolescentes com maior grau de vulnerabilidade, além da Secretaria Municipal de Proteção à Vida e ao Patrimônio. 

-Entre muitas outras providências registradas em nosso Plano de Governo para o setor, vamos manter programa de apoio ao jovem dependente químico e atuar com rigor visando o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, capacitar e especializar setores da Guarda para atendimento em escolas, fortalecendo a ronda escolar e a ação nos parques. Vamos rever o atual estatuto da Guarda Municipal e adequá-lo às necessidades de uma guarda civil, de forma a estimular seus componentes a agirem de forma preventiva e socialmente motivados.

- E atuar no sentido de atualizar permanentemente sua estrutura, com a compra programada dos instrumentos e equipamentos necessários para a adequada prestação de serviços, além de implantar os serviços internos de acompanhamento psicológico e de assistência social e ampliar o programa de capacitação permanente, com o objetivo de melhorar o desempenho físico e mental dos servidores da Guarda Municipal – disse ele.