06/07/2011 - 18h58min - Atualizado em 06/07/2011 - 18h58min

Judiciário não analisa liminar e contrato irregular da empresa ATTPS Informática com o Detran é renovado

A empresa, desde Março/2010, presta ao DETRAN/RO serviços de registro de contratos de financiamento de veículos automotores no Estado. O contrato foi firmado com o prazo inicial de 12 meses, podendo s

A última reunião da AND – Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito, o XXXIII Encontro Nacional dos Órgãos Executivos dos Estados e do Distrito Federal, realizado em Goiânia/GO nos dias 29, 30/06 e 01/07, além de eleger o novo presidente da associação, causou espanto com a notícia do DETRAN de Rondônia de que o contrato com a empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A foi renovado. 

A empresa, desde Março/2010, presta ao DETRAN/RO serviços de registro de contratos de financiamento de veículos automotores no Estado. O contrato foi firmado com o prazo inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente por até 60 meses. 

Nesse caso particular seria prudente, todos esperavam que o DETRAN/RO não renovasse o contrato com a empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A, já que os técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), verificando diversas irregularidades no processo licitatório, já haviam recomendado a responsabilização dos responsáveis e o envio do processo para a Assembléia Legislativa para sustação do contrato. 

Em trecho do relatório, os próprios técnicos do TCE surpreendem-se com tamanha irregularidade:
“Em outras palavras, grosso modo, o Detran atestou para si mesmo que a empresa desempenhou satisfatoriamente as atividades compatíveis com o objeto da licitação. 

Infere-se, portanto, ante as inúmeras ilegalidades apontadas no presente relatório que o Detran tinha firme propósito de contratar empresa com a qual já possuía robustos vínculos: attps Informática S.A.” 

Além do Tribunal de Contas, a qualquer momento pode sair decisão judicial determinando a sustação do contrato. É que além da denúncia no TCE, também foi ajuizada Ação popular visando anular a licitação que resultou na contratação da empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A, em razão das inúmeras irregularidades do processo licitatório. 

Absurdamente o pedido liminar formulado na Ação Popular, apesar de urgente, ainda não foi analisado, pendente de julgamento desde Maio/2010, quando a ação foi distribuída. 

Sinceramente o cidadão rondoniense espera que o Judiciário Estadual não se quede inerte diante de tantas ilegalidades apontadas na ação judicial, ou que ao menos se manifeste sobre o pedido liminar apresentado na ação popular, que aponta, dentre outros vícios, o que mais chama atenção são os flagrantes indícios de direcionamento e, portanto, ilegalidade da licitação com a contratação da empresa Attps Informática S.A., indicando, inclusive, envolvimento de funcionários do DETRAN nas irregularidades. 

Se o DETRAN não respeita o princípio da moralidade administrativa, pois renovou contrato completamente ilegal, não pode se quedar inerte o Judiciário, pois foi provocado a se manifestar há mais de UM ANO. 

O prejuízo ao Erário e à população com a manutenção do contrato ilegal é enorme. É indispensável que o Poder Judiciário, por meio do Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho - RO, onde tramita a Ação Popular Processo nº: 009922-30.2010.8.22.0001, se manifeste com urgência sobre o pedido liminar formulado naqueles autos, para suspensão imediata do processo licitatório que resultou na contratação da empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A., ou continuarão as ilegalidades e o prejuízo à população que adquire veículos financiados. 

Fonte: Rondoniadinamica.com

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:53:00

Mudança no Código de Trânsito amplia punição para motorista embriagado

O projeto estabelece mais duas medidas relevantes: aumenta a pena por homicídio culposo na direção de veículo quando o condutor estiver embriagado e permite ao juiz fixar a pena para esses crimes de trânsito levando em conta a culpabilidade do agente...

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:50:00

Partidos políticos poderão pagar despesas de outras legendas

Para Ciro Nogueira, autor do projeto, determinação do TSE de proibir repasse de recursos entre legendas fere a autonomia constitucional dos órgãos partidários.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:37:00

Técnicos da Idaron são treinados para prevenção de enfermidades emergenciais em aves

O curso segue até sexta-feira (29) no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, com 35 participantes.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:32:00

Portoagro terá palestras e workshop com apoio do Sebrae

Segunda edição da feira acontece entre os dias 24 e 28 de agosto deste ano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:14:00

CNJ inicia capacitação de cartórios para validação de documentos

O objetivo do treinamento é capacitar os cartórios extrajudiciais na emissão da apostila da Haia pelo Sistema Eletrônico de Informação e Apostilamento (SEI Apostila)...

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 09:57:00

Arraial Flor do Maracujá será aberto nesta quarta-feira em sua 35ª edição em Porto Velho

Com 12 dias de programação, o evento considerado uma das maiores festas culturais do Estado de Rondônia oferece ao público apresentações de grupos adultos e mirins de quadrilhas e bois-bumbás, atrações musicais, além de comidas típicas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2016 ás 09:51:00

TJ-Rondônia mantém condenação de empresário que apelidou gato preto com nome de empregado

Na sentença, a magistrada registra que o crime de injúria racial consiste em ofender a honra de alguém, valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 09:43:00

Saúde sem saneamento é contradição que precisa ser superada, defende Hildon

Candidato tucano fala do contrassenso dos investimentos em saúde sem a necessária prevenção sanitária.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2016 ás 09:05:00

Presa novamente, chefona do crime organizado na Prefeitura de Cacoal vinha zombando da justiça e tumultuando processo

LEIA ÍNTEGRA DE DECISÃO QUE NEGOU HABEAS CORPUS À EX-TODA PODEROSA SECRETÁRIA CHEFE DE GABINETE DA PREFEITURA PETISTA DE CACOAL..

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 08:58:00

Sancionada lei que prevê multa a quem aplicar trote no Ciop, Samu e Bombeiros

Autores do projeto, Maurão de Carvalho, Jesuíno Boabaid e Dr. Neidson citam sensibilidade do governador.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 08:14:00

Forró da Luzia acontece em 06 de agosto no Mirante Dois e Meio

Os ingressos e as mesas ao valor de R$50 já podem ser adquiridos.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 08:11:00

Licenciamento ambiental e o desenvolvimento

Por Roberto Kyriakakis (*)

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2016 ás 08:03:00

Ouvidor-geral do CNJ aborda aplicação do Direito na “era da informação”, em palestra na OAB/RO

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enfatiza que os assuntos que serão abordados têm grande relevância para a advocacia rondoniense.

POLíTICA | matéria escrita em 26/07/2016 ás 16:17:00

Em Cabixi, esposa de ex-prefeito é opção do PSDB à prefeitura

Rosely, que ocupou a titularidade da Secretaria Municipal de Promoção Social, deve ser confirmada em convenção municipal que será realizada na sexta-feira, 5 de agosto.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com