06/07/2011 - 18h58min - Atualizado em 06/07/2011 - 18h58min

Judiciário não analisa liminar e contrato irregular da empresa ATTPS Informática com o Detran é renovado

A empresa, desde Março/2010, presta ao DETRAN/RO serviços de registro de contratos de financiamento de veículos automotores no Estado. O contrato foi firmado com o prazo inicial de 12 meses, podendo s

A última reunião da AND – Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito, o XXXIII Encontro Nacional dos Órgãos Executivos dos Estados e do Distrito Federal, realizado em Goiânia/GO nos dias 29, 30/06 e 01/07, além de eleger o novo presidente da associação, causou espanto com a notícia do DETRAN de Rondônia de que o contrato com a empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A foi renovado. 

A empresa, desde Março/2010, presta ao DETRAN/RO serviços de registro de contratos de financiamento de veículos automotores no Estado. O contrato foi firmado com o prazo inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente por até 60 meses. 

Nesse caso particular seria prudente, todos esperavam que o DETRAN/RO não renovasse o contrato com a empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A, já que os técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), verificando diversas irregularidades no processo licitatório, já haviam recomendado a responsabilização dos responsáveis e o envio do processo para a Assembléia Legislativa para sustação do contrato. 

Em trecho do relatório, os próprios técnicos do TCE surpreendem-se com tamanha irregularidade:
“Em outras palavras, grosso modo, o Detran atestou para si mesmo que a empresa desempenhou satisfatoriamente as atividades compatíveis com o objeto da licitação. 

Infere-se, portanto, ante as inúmeras ilegalidades apontadas no presente relatório que o Detran tinha firme propósito de contratar empresa com a qual já possuía robustos vínculos: attps Informática S.A.” 

Além do Tribunal de Contas, a qualquer momento pode sair decisão judicial determinando a sustação do contrato. É que além da denúncia no TCE, também foi ajuizada Ação popular visando anular a licitação que resultou na contratação da empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A, em razão das inúmeras irregularidades do processo licitatório. 

Absurdamente o pedido liminar formulado na Ação Popular, apesar de urgente, ainda não foi analisado, pendente de julgamento desde Maio/2010, quando a ação foi distribuída. 

Sinceramente o cidadão rondoniense espera que o Judiciário Estadual não se quede inerte diante de tantas ilegalidades apontadas na ação judicial, ou que ao menos se manifeste sobre o pedido liminar apresentado na ação popular, que aponta, dentre outros vícios, o que mais chama atenção são os flagrantes indícios de direcionamento e, portanto, ilegalidade da licitação com a contratação da empresa Attps Informática S.A., indicando, inclusive, envolvimento de funcionários do DETRAN nas irregularidades. 

Se o DETRAN não respeita o princípio da moralidade administrativa, pois renovou contrato completamente ilegal, não pode se quedar inerte o Judiciário, pois foi provocado a se manifestar há mais de UM ANO. 

O prejuízo ao Erário e à população com a manutenção do contrato ilegal é enorme. É indispensável que o Poder Judiciário, por meio do Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Velho - RO, onde tramita a Ação Popular Processo nº: 009922-30.2010.8.22.0001, se manifeste com urgência sobre o pedido liminar formulado naqueles autos, para suspensão imediata do processo licitatório que resultou na contratação da empresa ATTPS INFORMÁTICA S.A., ou continuarão as ilegalidades e o prejuízo à população que adquire veículos financiados. 

Fonte: Rondoniadinamica.com

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 24/05/2016 ás 18:18:00

Deputado Federal Lindomar Garçon anuncia empenhos de dois milhões e oitocentos mil reais para saúde de Porto Velho

O secretário municipal de saúde da capital, Domingos Sávio, agradeceu ao Deputado Federal Lindomar Garçon pelo empenho.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:18:00

Potencialidades portuárias são apresentadas na Rondônia Rural Show

Para apresentar ao público e à classe empresarial a oportunidade de fazer bons negócios com o escoamento dos seus produtos pelo porto público de Porto Velho, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) participará da 5ª Rondônia Rural S

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:13:00

Ciclo de palestras no Senado abre espaço para a 5ª Rondônia Rural Show

O vice-governador, Daniel Pereira, foi convidado para o evento, e destacou a importância da Rondônia Rural Show para o desenvolvimento do agronegócio.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:10:00

Prefeitura descumpre compromisso com Sindeprof e garis iniciam segunda greve

A Prefeitura de Porto Velho não cumpriu o compromisso de suspender o contrato de terceirização de serviços públicos conforme acordo firmado com o Sindicato dos Servidores Municipais da capital...

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:06:00

Consórcio SIM irá implantar nova linha na estrada do Belmont em Porto Velho

A linha deverá começar a atender a população local a partir do dia 1º de junho, com três horários de funcionamento.

POLíTICA | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:03:00

Reforma da Previdência: novamente, vai sobrar para os servidores ativos, aposentados e pensionistas

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 24/05/2016 ás 11:00:00

Capacidade de realização premia Laerte Gomes no interior

Como reconhecimento pelo trabalho prestado, o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB- Ji-Paraná) foi homenageado na noite do último sábado (21) pela Associação Comercial e Industrial de Presidente Médici na tradicional premiação Melhores do Ano...

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:56:00

No lançamento do Rondônia pela Educação, governador faz apelo para empresários adotarem aluno

O governador Confúcio Moura fez um apelo para que “comerciantes, empresários e fazendeiros” adotem um estudante, um jovem que necessite de apoio na educação.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:51:00

Expansão do ensino a distância em Rondônia é discutida com reitor da Universidade de Brasília

Com o intuito de ampliar o número de alunos nos cursos de nível superior no Estado de Rondônia, o vice-governador Daniel Pereira reuniu-se na sexta-feira (20), com o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques de Toledo Camargo.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:48:00

Tratoraço nesta terça-feira anuncia abertura oficial da 5ª Rondônia Rural Show

Precedido por um culto-ecumênico, o desfile de tratores que anuncia a chegada da 5ª Rondônia Rural Show deverá percorrer as principais avenidas de Ji-Paraná.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:44:00

Instituto de Pesos e Medidas intensifica ações de fiscalização em Ji-Paraná e Presidente Médici

A partir desta semana, as equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) intensificarão as ações de fiscalização e verificação no município de Ji-Paraná...

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:42:00

Fhemeron fecha na próxima quinta e sexta-feira, mas atende na manhã de sábado em Porto Velho

Informou que em virtude dos feriados da quinta-feira (26) e sexta-feira (27) não haverá expediente, mas no sábado (28) o atendimento será normal das 8h às 12h.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:38:00

Governo vai entregar mais de R$ 2,3 milhões em tratores e caminhões a produtores na 5ª Rondônia Rural Show

Maquinário será entregue a produtores de diversos municípios do estado.

POLíTICA | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:33:00

Sessão extraordinária discute doação de terras do estado ao município

Sessão extraordinária foi tumultuada por servidores e manifestantes da Polícia Civil.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2016 ás 10:31:00

Divulgado o Termo de Aditamento do Processo Seletivo Especial para o curso de Ciências Econômicas

As inscrições para o Processo Seletivo Especial – Ciências Econômicas estarão abertas no período de 3 a 7 de junho de 2016.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com