Juízes de Rondônia se preparam para o 23º Congresso Brasileiro dos Magistrados em Alagoas

encontro vai permitir a troca de experiências, informação e conhecimento entre os principais estudiosos do Direito, do Poder Judiciário, representantes da sociedade civil e autoridades judiciárias.

Assessoria de Comunicação/Ameron
Publicada em 22 de maio de 2018 às 13:41
Juízes de Rondônia se preparam para o 23º Congresso Brasileiro dos Magistrados em Alagoas

Cerca de 20 magistrados rondonienses estão de malas prontas com destino a Maceió-AL, onde vão participar de um dos mais tradicionais eventos da magistratura, o Congresso Brasileiros dos Magistrados, que ocorre a cada três anos. O encontro vai permitir a troca de experiências, informação e conhecimento entre os principais estudiosos do Direito, do Poder Judiciário, representantes da sociedade civil e autoridades judiciárias.

A participação se tornou possível por conta da intermediação da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) com a parceria firmada com a agência American Tour Viagens e Turismo. Com o convênio, os magistrados obtiveram descontos especiais nas tarifas aéreas.

Para o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, a parceria torna possível a viagem de um contingente maior de magistrados representando Rondônia em comparação com as últimas edições do Congresso. “Levar um quantitativo significante para o Nordeste representa o peso e o prestígio que a magistratura rondoniense tem no cenário nacional. E aqueles que participarem do evento podem ainda compartilhar o conhecimento com os demais colegas ao retornar de Maceió”, analisa o magistrado.

A construção de ações institucionais e a adesão de todos os segmentos da magistratura na participação das discussões referentes à administração do Poder Judiciário é uma das propostas do Congresso, que se insere na política de aperfeiçoamento e capacitação.

Em 2018, o Congresso Brasileiro dos Magistrados, traz como temática “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Entre palestrantes e conferencistas estão: os ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso; a procuradora geral da República Raquel Dodge; os ministros do Superior Tribunal de Justiça Humberto Eustáquio Soares Martins, Antônio Carlos Ferreira, João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Paulo Benjamin Fragoso Galotti e Paulo Dias de Moura Ribeiro;  o governador do estado de Alagoas Renan Filho; além de outros estudiosos e operadores do Direito de renome nacional.

Ao longo dos três dias de evento, magistrados de todo país vão participar das discussões acerca de segurança institucional e pública; a visão do cenário econômico; a relação entre a mídia e o Judiciário; as políticas de inclusão e o acesso à Justiça; a sobrecarga na prestação jurisdicional; ética, prerrogativas e direitos da magistratura; e outras temáticas que envolvem o Poder Judiciário do Brasil.

O evento também vai contar com os concursos de fotografias e monografias de autoria dos magistrados e lançamentos de livros. O Congresso Brasileiro dos Magistrados é um evento sem fins lucrativos que tem objetivo cultural e científico que represente ativamente as perspectivas e visões dos magistrados sobre desafios e propostas para a melhoria do Poder Judiciário.

*Com informações da AMB

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook