Juízes e servidores definem metas para melhorar os serviços à população

A iniciativa da Presidência do TJRO faz parte do Projeto Simplificação de Processos do TJRO e busca a validação de metas entendidas de modo simples e claro...

Publicada em 26 de August de 2014 às 14:41:00

De modo participativo, o Poder Judiciário de Rondônia iniciou as oficinas de desdobramento de metas estratégicas em ações cotidianas, ou seja, os objetivos da instituição traduzidos para o trabalho do dia a dia, com a definição de metas claras e realistas pelas próprias pessoas que vão conduzir as ações pela melhoria do atendimento aos cidadãos que recorrem à Justiça para resolver suas demandas. Todas as comarcas participarão das oficinas.

O trabalho teve início pelos Juizados Especiais da capital. Juízes e servidores se reuniram com a equipe da Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça para que cada pessoa veja como o seu trabalho contribui para a implementação da estratégia. “Desta forma, todos compreendem como podem cooperar para que a instituição realize as metas e, por consequência, para melhora dos serviços prestados à sociedade”, explica Rosângela Vieira, coordenadora do trabalho.

A iniciativa da Presidência do TJRO faz parte do Projeto Simplificação de Processos do TJRO e busca a validação, por cada unidade, de metas entendidas de modo simples e claro pelas pessoas que realizam as ações. “Nada é imposto. O que propomos é uma negociação na qual a própria unidade é que define qual o ponto de partida e o caminho que a percorrer para chegar ao objetivo”, conta a coordenadora.

Cronograma

Na semana passada a ação ocorreu nas comarcas de Cerejeiras, Colorado do Oeste e, esta semana, em Pimenta Bueno. Além das oficinas nas comarcas, a equipe de planejamento realizará a oficina para elaboração dos planos de Comunicação Institucional, Recursos Humanos, Informática, Obras, Segurança Institucional, Corregedoria e Gestão do Patrimônio, até dezembro deste ano.

Formação
Mas, além de definirem formas de melhorar o trabalho, as oficinas para desdobramento de metas também levarão formação para os servidores, com orientações e informações sobre a elaboração de projetos e cadastro no sistema de gestão administrativa (SIGA) utilizado para registro e tramitação de propostas que são enviadas por servidores e magistrados. As propostas são analisadas pelo setor de planejamento e avaliadas pelo comitê formado para gerenciar a estratégia do Judiciário, do qual o presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira, é o coordenador.

Assessoria de Comunicação Institucional