24/05/2012 - 00h03min - Atualizado em 24/05/2012 - 00h03min

Juízes se dizem preocupados que texto do novo Código Florestal possa provocar avalanche de ações

Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente.

Débora Zampier*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – As duas maiores entidades representativas de juízes do país divulgaram  nesta quarta-feira  (23) nota em que se dizem “preocupadas” com o texto do novo Código Florestal. Segundo a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o novo código tem inconsistências legais, que abrem brechas para futuros questionamentos na Justiça.

As associações afirmam que o regramento pode criar “perplexidade” nos juízes encarregados de aplicar a lei se os defeitos e imprecisões não forem corrigidos a tempo. “Uma avalanche de ações judiciais somente contribuirá para intranquilizar os produtores rurais, sobretudo o pequeno, bem como a sociedade”, ressalta trecho da nota.

O texto segue com um apelo aos demais Poderes, pedindo "discernimento" da presidenta Dilma Rousseff e "elevado espírito público" dos membros do Congresso Nacional para resolver as questões ambientais.

A presidenta Dilma Rousseff tem até a próxima sexta-feira (25) para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25. O texto do Congresso Nacional chegou à Casa Civil no último dia 7.

Mais cedo, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse a presidenta pode antecipar em um dia sua decisão sobre possíveis vetos e decidir sobre o que pode ou não ser aproveitado até amanhã (24). O texto do Código Florestal aprovado pelos deputados desagradou ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, antes da votação final na Câmara, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.

Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 18:11:00

Governo entrega ambulâncias e equipamentos para municípios de Rondônia

o secretário da Sesau, William Pimentel, entregou para 47 prefeitos dos municípios do estado de Rondônia ambulâncias, motos e materiais básicos de saúde para serem utilizados na Saúde Familiar das cidades beneficiadas.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:52:00

Evento em Ji-Paraná contemplará famílias

Candidatos serão selecionados por meio de sorteio publico, em conformidade com o disposto em edital.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:52:00

Governo propõe parceria do Banco do Povo com o BNDES

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro, recebeu nesta quinta-feira (16) a visita do gerente de Relações com o Governo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:59:00

Governo destinará tratores para São Francisco e Costa Marques

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Adilson Júlio Pereira, recebeu nesta sexta-feira (17) a visita de dois prefeitos da região do Vale do Guaporé.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:52:00

Presidente do TJ “esqueceu” de informar à sociedade que recebeu aumento salarial e benefícios este ano

O Presidente do TJRO esclarece na nota, que realizou pagamentos, querendo fazer acreditar que seria um benefício ao qual o trabalhador não tivesse o direito e ele tivesse concedido.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:35:00

Justiça garante manutenção de emprego de mais de 100 funcionários da Caerd

Os Autores alegavam irregularidades e ilegalidade no concurso público realizado no ano de 1996.

POLÍTICA | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:30:00

Em Linhas Gerais: do jeito que a coisa anda, PMDB será carta fora do baralho em 2014

Gessi Taborda

POLÍTICA | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:27:00

Para tentar enfraquecer sindicatos, governo não desconta contribuição sindical

Esse desconto está previsto em lei e é efetuado todos aos anos no mês de março.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:22:00

Os meus tomates... e os juros!

Por: David Nogueira

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 17/05/2013 ás 13:51:00

TJRO convoca 92 aprovados no Concurso

Uma unidade foi disponibilizada para atender os nomeados.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 17/05/2013 ás 13:49:00

Já está em vigor resolução que disciplina a união de pessoas do mesmo sexo

Rondônia foi um dos estados que regulamentou a medida antes da manifestação do CNJ.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 13:42:00

No lançamento do "pacotão" de obras pelo Governo, agentes penitenciários e socioeducadores protestam

A greve chega ao seu 16º dia sem nenhum sinal acordo que satisfaça os anseios da categoria.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 11:24:00

Presidente do INSS recebe reclamações sobre atendimento indigno que vilipendia direitos em Rondônia

O MPF classificou o atendimento do INSS de "mecanizado e indigno, quando não humilhante".

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 11:21:00

Relatório aponta aumento de 41% de focos de calor em Rondônia

O relatório sobre os focos de calor em todo o Estado de Rondônia aponta um aumento em 2012 de 41% em relação ao ano de 2011.

GERAL | matéria escrita em 17/05/2013 ás 11:09:00

TJRO atende OAB e concede suspensão de prazos processuais

O TJ confirmou que algumas unidades não cumpriam expediente normal e considerou relatos apresentadas pela OAB que mostravam descontinuidade no atendimento.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com