Justiça do Trabalho em Ariquemes promove campanha para ajudar pacientes com câncer

As doações serão recebidas até 25 de novembro de 2016, no Fórum Trabalhista de Ariquemes...

Publicada em 27 de August de 2016 às 09:15:00

A iniciativa faz parte do programa de Responsabilidade Socioambiental "Justiça do Trabalho Solidária", do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, e visa arrecadar lenços de cabelo, echarpe, cabelos, perucas, apliques e outros acessórios que possam embelezar e aumentar a autoestima destes pacientes. As doações serão recebidas até 25 de novembro de 2016, no Fórum Trabalhista de Ariquemes, data em que ocorrerá um evento de fechamento da campanha no Fórum, ocasião onde os servidores irão fazer o corte de seus cabelos para doação.

Membro da coordenação da campanha, a servidora Bianca P. (27) sabe que a luta contra o câncer é um processo muito difícil. Aos 17 anos de idade ela descobriu um câncer no fígado, o que lhe deixou bem abalada, junto com a família. "Quando soubemos que o tratamento seria com quimioterapia (que causa a queda do cabelo) fiquei bem assutada, pois a vida toda tive cabelo comprido e não imaginava como seria. Resolvemos que eu cortaria antes de cair para que demorasse mais a queda (o cabelo curto por ser mais leve demora mais a cair)", revela.

Bianca conta ainda que antes mesmo da queda dos cabelos comprou uma peruca, onde usou durante no período que ficou em tratamento na cidade de Barretos (SP). "Ficou bem natural e quase ninguém sabia que eu estava em tratamento quando morei no município paulista. Você lidar com a curiosidade das pessoas muitas vezes é pior do que o próprio tratamento", declara. Após 17 meses de tratamento, ela venceu a doença e se curou. 

De acordo com a servidora da 1ª Vara do Trabalho de Ariquemes, Raquel Azevedo Oliveira Souza, a necessidade de ajudar as pessoas com câncer motivaram a iniciativa. "Com a criação do Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho, surgiu a ideia de ajudar de alguma forma. Conversamos muito sobre o fato de como é devastador para a mulheres a perda dos cabelos, além da perda da saúde e da força física", ressalta.

"Conhecemos muitas pessoas que superaram ou que estão lidando com o câncer e sabemos que qualquer ajuda pode elevar a auto-estima deles, além de que no interior poucos conhecem a necessidade de ajudar a AVCC, que vem realizando um importante trabalho de apoio aos pacientes", explica Raquel.

Algumas orientações

Antes de tudo

"É importante avisar o cabeleireiro que deseja doar os fios, da necessidade de cortar o cabelo já com um elástico, limpo e seco", explica Danyla Boróbia, da ONG Cabelegria.

 

Informações sobre os cabelos a serem doados

A mecha deve ter no mínimo de 10 a 20 centímetros, dependendo de cada instituição, o cabelo doado pode ter química ou ser tingido. 

 

Na hora de cortar

Amarre o cabelo com um elástico bem preso para garantir que os fios não se soltem e corte um dedo acima do elástico. É importante que o cabelo esteja completamente seco, já que pode mofar se estiver molhado ou úmido. 

Para enviar

As instituições receptoras recomendam colocar a mecha em um plástico fechado antes de colocar no envelope, para evitar que caia algum fio durante o envio.

Local de coleta

Fórum Trabalhista de Ariquemes, na Avenida Juscelino Kubistchek, n. 2351, Setor Institucional, Ariquemes-RO. Fone (69) 3516-2305, no horário comercial terá cabeleireira no Fórum para cortar cabelos de doadoras. 

 

Ascom/TRT14