Justiça pela paz em casa tem atividades em Cerejeiras e Guajará-Mirim

Houve palestras, apresentações musicais e concurso de cartazes e redação.

Publicada em 23 de August de 2016 às 13:26:00

 

paz-emcasascerejeireascapa

Como parte da programação do Judiciário na Semana pela Paz em Casa, magistrados e servidores das comarcas de Cerejeiras e de Guajará-Mirim realizaram eventos alusivos ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em Guajará, sob a coordenação do juiz de Direito Bruno Sérgio de Menezes Darwich, diretor do fórum Nélson Hungria, com apoio do juiz Direito da 2ª Vara Criminal Leonardo Meira Couto e o Núcleo Psicossocial, foi realizada a 3ª edição da Semana Nacional da Paz em casa.

A primeira palestra foi ministrada pelo juiz Sérgio Darwich, que, sucintamente, descreveu e fez uma análise à obra de Machado de Assis especificamente relacionada à personagem Capitu, tecendo correlações com o tema violência doméstica na atualidade.

O evento contou com a participação das reeducandas Alessandra Batista Souza e Cleiciane Jesb, apresentando relatos de suas histórias de vida, havendo grande participação e sensibilidade dos presentes. O evento foi abrilhantado com os músicos  servidores desta Comarca, Jhon Kennedy Mourão, Francisco Salva Tierra Ribeiro e pelo magistrado Bruno de Menezes Darwich.

Estiveram presentes no evento os representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Rede de Atendimento do Município, docentes das Universidades (UNIR, UNIP e  CIPERON) e pessoas da comunidade em geral.

Comarca de Cerejeiras

Já na comarca de Cerejeiras foi realizado o primeiro Concurso de Cartazes e Redações sobre a Paz em Casa, para disseminar a cultura da paz nas relações familiares, no âmbito escolar. Toda a programação contou com a coordenação e apoio do juiz Diretor da comarca de Cerejeiras, Bruno Magalhães Ribeiro dos Santos.

A atividade foi desenvolvida pelo Núcleo Psicossocial e administração do fórum, contando com a importante parceria com a SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio da servidora Salete Munhoz e pela equipe técnica do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Concurso

No início de agosto as escolas trabalharam a temática junto aos alunos, que inscreveram cartazes e redações para o I Concurso de Cartazes e Redações sobre a Paz em Casa. Entre os dias 15 e 18 de agosto, os cartazes foram expostos no átrio do fórum para sensibilização do público presente.

A escolha dos cartazes vencedores envolveu a participação de servidores, estagiários, visitantes e usuários da justiça. Os alunos vencedores receberam premiações entre bicicletas, bolas e materiais escolares.

O evento mobilizou os alunos e teve uma avaliação positiva entre o público de estudantes e corpo docente das escolas estaduais CEEJA “Carlos Drumond de Andrade”, “Castro Alves”, “Jerônimo Santana” e “Tancredo de Almeida Neves”, em Cerejeiras.

O concurso ofereceu oportunidade para conscientização dos envolvidos sobre os aspectos causadores da violência, questão de gênero, e a necessidade de mudanças de paradigmas nas relações familiares, prevenção e rompimento do ciclo de silêncio e violência.

O encerramento do evento ocorreu com a entrega das premiações para os alunos vencedores, na sexta-feira,19/08.

Paz em Casa

A campanha foi instituída pelo STF – Supremo Tribunal Federal e constitui em ações voltadas ao combate à violência doméstica. Em Rondônia, atendendo à orientação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça e à Portaria n. 0252/2016, da Corregedoria-Geral da Justiça, foi designado o período de 15 a 19 de agosto de 2016 para a realização da quinta edição da Campanha Paz em Casa.

Assessoria de Comunicação Institucional TJRO