Laerte denuncia que saúde de Costa Marques é calamidade pública

Deputado pede visita da Comissão de Saúde da Assembleia para diagnosticar a situação.

Publicada em 06 de May de 2015 às 13:17:00

Carlos Neves


O deputado Laerte Gomes (PEN), em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (5), denunciou que o setor de saúde do município de Costa Marques se encontra em estado de calamidade pública. Vários parlamentares o apartearam e pediram providências aos órgãos competentes para que a população não seja prejudicada no momento que mais precisa.

Segundo Laerte, há tempo a rede pública não realiza partos e não possui aparelhos de raios-X e de ultrassonografia e a população está pedindo socorro. Por conta disso, solicitou que o governo do Estado estenda a mão a Costa Marques da mesma forma como fez com Cacoal.

Ele pediu a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa a Costa Marques, para demonstrar ao governador do Estado a situação por que passa o setor no município.

Em aparte, o deputado Dr. Neidson (PTdoB) destacou a preocupação de Laerte Gomes. Pediu que o governo leve uma força tarefa para resolver a situação da mesma forma como aconteceu em Guajará-Mirim, onde deu uma amenizada na situação. “Em Guajará, não se resolveu por completo o problema, mas melhorou. Dessa forma deveria acontecer em Costa Marques”, disse ao lembrar que muita coisa no setor de saúde é de responsabilidade da municipalidade.

Laerte Gomes apresentou, durante o discurso, relação de necessidades a que precisa o setor de saúde de Costa Marques. Ele pediu para que os pequenos municípios sejam tratados de forma diferenciada. “A crise da saúde está em todos os municípios, mas Costa Marques tem que ser olhado de forma diferenciada pelo Governo. Fácil é liberar dinheiro para construir, difícil é manter creche, hospitais”, acrescentou.

O deputado Luizinho Goebel (PV) assegurou que os municípios pequenos, como Costa Marques, não têm condições de bancar aparelhos de raios-X.

Ele defendeu maior atenção a esses municípios. Adelino Follador (DEM) disse que há necessidade de se melhorar o sistema de saúde.

Reivindicou a liberação de recursos para os municípios no lugar de comprar equipamentos.

Estrada

O deputado Laerte Gomes (PEN) cobrou, também, a recuperação da BR 429,
principalmente do trecho que liga os municípios de Presidente Médici a São Miguel do Guaporé, que se encontra deteriorado e sem condições de trafegabilidade. Ele anunciou que pediu maior atenção ao Dnit para resolver a situação.