Laerte Gomes solicita ao DER recuperação de ruas

Deputado está pedindo apoio para o diretor-geral do DER Caetano Lioberto.

Publicada em 08 de October de 2015 às 13:48:00

Lideranças do povo indígena Cinta Larga estiveram no gabinete do deputado Laerte Gomes (PEN) para convidá-lo a compor a caravana do dia 23, organizada pelo Ministério Público Federal com destino à aldeia da reserva Roosevelt, no município de Espigão do Oeste.

O cacique da aldeia, Marcelo Cinta Larga, aproveitou o encontro para reforçar agradecimentos pelo empenho do parlamentar junto à comunidade e pedir ajuda para melhoria das ruas onde estão construídas 59 residências de famílias da etnia.

“Vamos oficializar ainda nesta quarta-feira (7), uma solicitação ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Lioberto Caetano. Temos certeza de que ele, muito solícito sempre, vai enviar uma equipe do governo para realização desse trabalho na aldeia”, informou Laerte Gomes.

Estiveram também no gabinete do deputado o líder Nacoça Piu Cinta Larga, o presidente da Cooperativa Extrativista Cinta Larga, Vita Matina Cinta Larga, membro da cooperativa, Samir Dias e a presidente da Associação Patja Maaj, Elizabete Cinta Larga. Todos foram unânimes ao relatar a Laerte Gomes a luta pela regularização de atividades extrativistas na reserva.

“Estamos cansados de correr atrás da Funai para pedir esmolas quando temos potencial de sermos autossustentáveis. Pedimos piscicultura, fizemos o tanque  e o governo envia ração sem enviar alevinos. Queremos explorar a castanha e não temos o saco e nem combustível para o transporte. Precisamos de nossa independência para sobreviver”, explicou Marcelo.

O deputado Laerte Gomes informou que vem acompanhando com preocupação os problemas enfrentados pelo povo indígena Cinta Larga e também lamentou a redução populacional nas tribos da etnia, hoje com somente 2,2 mil índios.

“Estamos sempre à disposição para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. E vamos, com certeza, acompanhar essa caravana, inclusive ao lado da deputada Lúcia Tereza (PP), uma liderança naquela região e sempre muita atenta à realidade dos povos indígenas em Espigão do Oeste”, disse Laerte.