Lançadas versões digitais do novo Código do Processo Civil e do estudo "Resgate da Reforma Política"

O novo Código de Processo Civil tramitou por cinco anos no Congresso e foi aprovado em votação final no Senado em dezembro de 2014.

Publicada em 16 de April de 2015 às 16:39:00

As obras Resgate da Reforma Política: Diversidade e pluralismo no Legislativo e o novo Código de Processo Civil são duas publicações importantes que já estão disponíveis em formato digital para download gratuito na Livraria Virtual do Senado.

O livro Resgate da Reforma Política: Diversidade e pluralismo no Legislativo reúne textos elaborados por consultores e advogados do Senado especializados na área. A publicação aborda temas como financiamento de campanhas eleitorais, participação da mulher na política, desafios da democracia representativa, voto facultativo e mudanças no sistema eleitoral. Esses assuntos serão discutidos exaustivamente ao longo de 2015.

A obra está dividida em temas afins para facilitar o entendimento do conteúdo. São 15 capítulos, e cada um deles é precedido de uma pequena explicação, de modo que o leitor possa avaliar previamente os artigos e escolher quais são de seu interesse.

Link: Resgate da reforma política http://livraria.senado.gov.br/e_resgate_da_reforma_politica

O novo Código de Processo Civil tramitou por cinco anos no Congresso e foi aprovado em votação final no Senado em dezembro de 2014. O texto passou por extensa revisão para adequação da redação de mais de mil artigos e foi sancionado em março pela presidente Dilma Rousseff.

Concebido para simplificar, agilizar e tornar mais transparentes os processos judiciais na esfera civil, o novo CPC incorpora soluções que devem ajudar a destravar a máquina do Judiciário. Uma das mais importantes é a criação de centros de solução consensual de conflitos em todos os tribunais, o que deve resultar na troca da atual visão litigiosa pela busca da resolução pacífica das demandas. A nova legislação também extingue recursos e restringe o uso de outros. As novas regras processuais entram em vigor um ano após a publicação.

Link: Novo Código de Processo Civil (2015) http://livraria.senado.gov.br/e_CPC_2015

Agência Senado