Leia e acredite se quiser

Governador volta a falar em enxugamento da máquina, valorização do servidor público, reforma do Estado...blá...blá...blá

Publicada em 01/12/2011 às 07:26:00

REFORMA DO ESTADO
Tags: REFORMA ADMINISTRATIVA
Postado por: Confúcio Moura (PMDB), governador de Rondônia  | 1 dezembro , 2011 | 

A vida média de um secretário de governo, dura em média 1 ano e meio. Nos ministérios em Brasília podem durar um pouquinho mais. As mudanças de pessoal são rotinas normais que acontecem de várias formas. A primeira é a saída a pedido por motivos de ordem pessoal. A que mais ocorre. A segunda é por falta de ajuste de pensamento com a linha mestra de governo.

Mais ou menos assim – o governo gira num sentido e o secretário vai em sentido contrário, como se no sistema solar pudessem os astros mudarem os seus rumos sem causarem imensos desastres. Daria, com certeza, motivo para mais um big-bang.

Já estão definidos os principais eixos do meu governo. Bem claros e não dá para ficar esperando o fulano aquecer o corpo ainda mais. Ou vai ou racha.

A estrutura do Estado é grande demais para a sua necessidade. Cargos demais, gente demais, serviços e competencias que se chocam. É preciso enxugar, gastar menos, para sobrar mais recursos para investimentos.

Já falei “n” vezes em se buscar aqui – um Estado eficiente. E é isto aí. Mais leve e ágil. A minha tarefa será executada em duas etapas. A primeira será esta de enxugamento. A segunda será no ano que vem, com a implantação dos planos de cargos e salários e gestão voltada para resultados, tendo o princípio da meritocracia o fundamento da ação.

Associado a tudo isto, seguirá a valorização do servidor de carreira. Porque este é o próprio Estado. Governo vem, governo vai. O servidor fica. E portanto, cabe ele as funções gerenciais do Estado. Então, o servidor de carreira terá comigo vez, primeiro se capacitando, por conta do Estado para que venha a ocupar os cargos, hoje destinados, em maioria aos comissionados. Que na verdade são aves de arribação. Vem aos bandos, com cada governo e vão-se depois.

Claro que terei algumas dificuldades políticas. O que é normal. Mas, o sentido final será bem melhor. É como se diz, ninguém nasceu governador e sem secretário. E o Estado é maior do que todos nós.


OS RITOS DAS ESCOLAS Tags: Escolas
Postado por: Confúcio Moura (PMDB), governador de Rondônia | 1 dezembro , 2011 | 

Fervilham em nossas cabeças as implantações de novas escolas diferenciadas e especiais. O que é bom. Depois de implantados e funcionando bem podem ser multiplicadas.

No entanto, primeiro deve-se fazer o arroz com feijoão. O basicão. Preenchimento das vagas dos professores em cada unidade, e vejo que existem escolas sem professores de matemática, de lingua portuguesa e outras.

A climatização das salas de aulas. A reforma da parte elétrica delas. A implantação do regime de policiamento dentro das escolas. E consequentemente a preparação continuada dos professores. Outro ponto indispensável é a valorização e a proteção dos professores. Construção de refeitórios, bibliotecas, laboratórios.

Este é o básico do básico. O certo é que os alunos precisam de boas aulas e sem professores de certas disciplinas o concurso fica vazio. A partir deste princípio, caso não haja condições humanas de preenchimento das vagas no curto prazo, teremos que usar a moderna tecnologia para que o menino não fique prejudicado. Um misto de aulas presenciais e ensino por videoconferencia e outras modalidades.

A partir daí a cabeça voa. E só basta coragem e fé para se avançar. Principalmente nos municípios mais distantes, que muitas vezes não se tem a oferta de todos os professores de que necessitamos.

Enquanto se faz o básico pode-se pensar em modelos alternativos de escolas rurais de alternancia e mesmo o ensino médio renovado. Uma coisa não exclui a outra.

UPA – unidade de pronto atendimento Tags: UPA
Postado por: Confúcio Moura (PMDB), governador de Rondônia  | 1 dezembro , 2011 |

Em São Paulo chamam-se AMAs. Aqui e ali UPAS. São unidades de saúde localizadas nos bairros mais populosos, que se destinam-se a atendimentos de urgências e emergências. Os pacientes podem ficar apenas 48 horas internados. Resolvem os casos de cólicas, dores de cabeça, ferimentos médios e leves, hemorragias, febre alta, fraturas sem fechadas e por aí vai.

O Governo do Estado está construindo duas UPAS em Porto Velho, uma no Bairro Mariana, Zona Leste e outra na Zona Sul. O Prefeito Roberto Sobrinho também constrói mais duas. As do Estado, obras físicas, ficam prontas: a primeira em dezembro e a segunda em janeiro.

Serão unidades grandes, bonitas, lindas – se bem administradas podem atender até 600 pessoas ao dia, com seus 184 funcionários em cada uma. O custo geral de pessoal, encargos e custeio é de aproximadamente 1,5 milhões de reais por mês.

Com todos estes serviços concluídos e oferecidos ao povo de Porto Velho, com certeza, a situação que ainda nos envergonha muito do atual Pronto Socorro João Paulo II será resolvida.

A gestão destas unidades poderá ser por OSS, inclusive, já convidei as Irmãs Marcelinas para cuidarem das duas UPAS. Se não forem elas poderá ser outra ou gestão compartilhada, porque não teremos gente treinada e exclusiva para estes serviços.


Fonte: Blog do Confúcio