Léo Moraes cobra justificativa a alteração da escala de trabalho na Sejus

Deputado ressaltou que durante o feriado foi informado de que haveria outra alteração no horário das escalas de trabalho da Sejus.

Publicada em 13 de October de 2015 às 19:36:00

Durante seu pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (13), o deputado Léo Moraes (PTB) parabenizou a empresa Eucatur União Cascavel pela reativação da linha Manaus - Porto Velho através da BR 319. A iniciativa da empresa, segundo o parlamentar, merece voto de louvor.

O deputado disse que a retomada da linha será de grande importância para os munícipes da capital, para a população do Estado em geral e também para os cidadãos do Estado do Amazonas. Segundo ele, além de facilitar o acesso a todos os povos da região, a retomada da linha pode fomentar o turismo em Rondônia.

“Parabenizo a empresa por essa pujança, pela ousadia e pela visão arrojada de retomar a BR 319, ainda que ela não tenha a trafegabilidade do modo como deveria”, destacou Léo.

O parlamentar cobrou do secretário de Estado de Justiça, Marcos Rocha, que segundo Léo, não tem o costume de andar pelos presídios e constatar a realidade do sistema penitenciário do Estado, informações quanto a escala de trabalho dos servidores da Sejus.

Segundo Léo Moraes, anteriormente o horário da escala de trabalho era de uma jornada de 24/96 e com as mudanças da Sejus, passou para 12/36 e 12/ 72. A alteração, de acordo com o deputado, representa um perigo latente aos servidores por conta do horário de saída dos agentes penitenciários.

O deputado disse que os agentes são frequentemente ameaçados e a Estrada da Penal, trecho obrigatório para os agentes, é um lugar de perigo eminente, sombrio, sem iluminação e segurança. Para o parlamentar, existe a possibilidade de a qualquer hora acontecer um atentado.

“Por isso cobro, mais uma vez, para que o secretário nos apresente motivos e justificativa para essa alteração na escala de trabalho dos servidores da Sejus”, disse Léo Moraes, que informou que já encaminhou requerimento, ofício e indicou a necessidade do secretário prestar os esclarecimentos solicitados.

Léo Moraes ressaltou que durante o feriado foi informado de que haveria outra alteração no horário das escalas de trabalho da Sejus, e disse se preocupar com o imediatismo de trocar o turno dos servidores. Segundo Léo, a atitude não se reflete no imediatismo do secretário em conseguir prever todo o aparato necessário para os servidores não trabalharem em regime de stress.

Disse que até hoje a Sejus não conseguiu colete antibalas, munição antimotim, rádio HT para comunicação entre os agentes e também não conseguiu equipar as enfermarias de atendimento aos detentos. Segundo Léo, a eficiência do secretário na alteração das escalas deveria ser a mesma na aquisição de colchões, kits de higiene, material de limpeza para todos os apenados que vivem no regime do sistema.

“Que o secretário da Sejus nos dê uma resposta razoável e que saia do acolchoado da sua poltrona e do ar-condicionado do seu gabinete e vá conhecer a realidade do sistema prisional e das unidades socioeducativas de Rondônia. Vá conhecer o que ele administra, porque se não conhece, não tem como administrar”, concluiu o deputado.