Luiz Cláudio integrou comitiva para a Bolívia e destaca importância do evento

Luiz Cláudio conclamou o governo federal e o Conselho Estadual e Federal de Medicina para que dê uma resposta imediata ao seu pedido que solicita a contratação imediata de brasileiros formados em medicina na Bolívia

Publicada em 23 de November de 2015 às 09:23:00

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO), presidente da Frente Parlamentar de Integração Brasil-Bolívia-Peru, participou da Comitiva que visitou a Bolívia juntamente com deputados estaduais, federais, senadores, governo do estado e empresários.

A missão foi em Trinidad, capital do Beni, e segundo o parlamentar a Bolívia tem um potencial muito grande no agronegócio, destacando a pecuária e aquele país conseguiu o status de livre de febre aftosa e com isso, precisa desenvolver um controle sanitário permanente para manter os 3,5 milhões de bois com a saúde perfeita, que representa maior desenvolvimento econômico para o país deles.

Mesmo na área de fronteira deles com o Estado de Rondônia, faltam estradas apenas para consolidar o desenvolvimento. Segundo Evo Morales, presidente da Bolívia que participou do evento, disse que o seu país está providenciando o asfaltamento das estradas que liga ao Estado de Rondônia.

“Os bolivianos já são parceiros do nosso estado, principalmente com relação a febre aftosa, onde nas áreas fronteiriças, vacinamos cuidadosamente o nosso gado e o deles, por exigência internacional para não haver contaminação, já que em todos os municípios essa doença não mais nos incomoda pelas ações do Ministério da Agricultura”, frisou.

Temos que permanecer com o tratamento comercial em dia com a Bolívia, uma vez que temos milhares de estudantes de Medicina que fazem intercâmbio cultural importante para os dois países. “É preciso ampliar e facilitar ainda mais a vida desses estudantes que fazem um curso de excelência, precisando apenas de um apoio maior da classe política e administrativa dos países envolvidos”, disse.

Nas relações diplomáticas, principalmente na área de saúde, precisamos avançar muito, porque temos dois municípios que interagem com a Bolívia, Guajará-mirim e costa Marques. O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio daquele município, fez um relato estarrecedor dizendo que há mais de 120 dias não existem médicos para atender a população. Lá, existem mais de 3 mil bolivianos residindo e não existe nenhum médico, seja da rede particular ou estadual.

Luiz Cláudio conclamou o governo federal e o Conselho Estadual e Federal de Medicina para que dê uma resposta imediata ao seu pedido que solicita a contratação imediata de brasileiros formados em medicina na Bolívia, para que possam ser contratados e trabalhar nesses municípios de fronteira que se encontram literalmente abandonados pelo Poder Público na área de saúde.

O parlamentar disse que o evento foi bastante produtivo porque todas as pessoas envolvidas tiveram a oportunidade de colocar as cartas na mesa e discutir as suas dificuldades e encontrar um caminho para solucionar os problemas para que se tenha uma parceria que seja boa para ambos os países.

Assessoria