Luiz Cláudio quer Banco de Desenvolvimento da América Latina

O CAF é um banco de desenvolvimento constituído desde 1970 e atua em 19 países, dos quais, 17 são da América latina.

Publicada em 01 de July de 2015 às 14:55:00

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) participou ontem de audiência com o diretor representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Victor Rico Frontaura, com o objetivo de explanar, as reais condições econômicas do Estado e solicitar apoio aos projetos de infraestrutura, saneamento e principal na área da Assistência Técnica Rural.

O CAF é um banco de desenvolvimento constituído desde 1970 e atua em 19 países, dos quais, 17 são da América latina e ainda Espanha e Portugal e com 14 bancos privados na região.

“Esse banco, promove um modelo de desenvolvimento sustentável, mediante operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio a estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado de toda a América Latina”, frisou.

Luiz Cláudio apresentou ao representante do banco todo o diagnóstico socioeconômico e do setor produtivo e das organizações de produtores rurais, com o propósito de demonstrar a viabilidade econômica e financeira, objetivando apoio ao financiamento dos projetos a serem apresentados do setor público e privados.

Após a explanação dos diversos setores de Rondônia, o diretor representante que gostou bastante do que viu, na apresentação elaborada pela assessoria do parlamentar, se prontificou em ir para Rondônia em setembro próximo, e para isso, designou de pronto o deputado Luiz Cláudio como o organizador da agenda do banco para Rondônia, em reuniões que pretende ter com o setor público e privado.

Luiz Cláudio lembrou que o CAF além de financiar instituições públicas, como o Estado e os municípios com recursos reembolsáveis com juros de 2,2% ao ano, ele também vai poder financiar entidades organizadas como as associações de produtores rurais e cooperativas com recursos não reembolsáveis, ou seja, não tendo necessidade de pagamento, principalmente para ações na área social e ambiental.

“Com a importância que é esse banco, vamos levar esse banco para ajudar os projetos viáveis no Estado de Rondônia ,junto ao empresários também que estão enfrentando muitas dificuldades nos seus negócios por falta de apoio financeiro", finalizou.

Assessoria