Luiz Cláudio quer incluir Rondônia no programa “Brasil Profissionalizado”

Luiz Cláudio disse que esse programa foi criado em 2007 e possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.

Publicada em 01 de April de 2015 às 08:19:00

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) participou ontem de audiência no Ministério da Educação com o Secretário da Educação Profissional e Tecnológica (Pronatec), Marcelo Machado Feres, tratando de diversos assuntos ligados ao setor educacional do estado, visando que esse projeto seja estendido ao homem do campo.

O parlamentar quer incluir Rondônia no programa “Brasil Profissionalizado” visando fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em construção de escolas técnicas na área rural.

Luiz Cláudio disse que esse programa foi criado em 2007 e possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática e isso é exatamente o que falta aos filhos dos nossos agricultores.

O Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, o orçamento detalhado e o cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos, também são analisados. “No campo temos muito trabalho e progresso e não sobra espaço para a criminalidade”, frisou.

Para o parlamentar a maior preocupação é com o setor rural que precisa de boas escolas, lazer e principalmente um ensino de qualidade que faça com que os filhos dos agricultores se sintam atraídos pelo desenvolvimento tecnológico aplicado ao setor rural.

“Queremos escolas de qualidade para os nossos jovens da área rural”, frisou.

Luiz Cláudio disse ainda que faltaram projetos eficazes a serem apresentados no MEC pelo Estado de Rondônia de forma que fossem aprovados os programas objetivando o desenvolvimento educacional.

Ele pretende atuar firmemente durante todo o seu mandato, correndo atrás de recursos federais que possam garantir desenvolvimento, principalmente aos pequenos agricultores e suas famílias.