Luizinho assume liderança do Governo

O governador Confúcio Moura encaminhou mensagem confirmando Luizinho e Cleiton como líder e vice-líder.

Publicada em 06 de May de 2015 às 14:20:00

Carlos Neves


O deputado Luizinho Goebel (PV) renunciou o cargo de 3º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa para assumir oficialmente, a partir da última quarta-feira (6), a liderança do governo de Rondônia no Poder Legislativo. Na vice-liderança assume o deputado Cleiton Roque (PSB).

No exercício do terceiro mandato, Luizinho Goebel, da tribuna do plenário das deliberações, informou aos demais deputados que tomou a decisão de assumir a liderança do governo do Estado na Casa de Leis não por vaidade, mas para proporcionar a sintonia entre o Legislativo e o Executivo. “Serei um parceiro de todos, buscando soluções para as demandas apresentadas pelos parlamentares e, consequentemente, pelo Poder Executivo”, destacou.

Para que pudesse ser indicado líder do governo do Estado pelo governador Confúcio Moura (PMDB), o deputado Luizinho Goebel apresentou a carta-renúncia do cargo que exercia na mesa diretora da Assembleia Legislativa. O documento foi lido na sessão plenária de terça-feira (5), expressando o seguinte: “O parlamentar que o presente subscreve comunica, nos termos do inciso II, artigo 10 do Regimento Interno, a sua renúncia do cargo de 3º secretário da mesa diretora, face ao disposto no que disciplina o § 4º do artigo 95 do Regimento Interno, que não permite membro da mesa diretora exercer concomitantemente o cargo de líder, a partir desta data. Porto Velho (RO), 30 de abril de 2015. Deputado Luizinho Goebel – 3º secretário da mesa diretora.

Luizinho Goebel fez questão de afirmar aos demais parlamentares que jamais deixará de ser Legislativo para ser Executivo. “Pelo contrário, assumi o desafio para aglutinar forças e atender às demandas tanto dos deputados como do Governo. Quero proporcionar a sintonia entre o Legislativo e o Executivo”, disse.

Durante o tempo em que está deputado (exercendo o terceiro mandato consecutivo), sabemos o quanto é necessário o bom entendimento para fortalecer os Poderes Constituídos em favor do progresso do Estado e de sua gente. “Meu propósito é contribuir, valendo-me da minha experiência. Quero, sim, um Legislativo com voz e um Executivo que possa ouvir a todos. Meu objetivo é melhorar a sintonia do Governo com Parlamento Estadual, visando o bem comum da população”.

Os deputados Hermínio Coelho (PSD), Jesuíno Boabaid (PTdoB), Leo Moraes (PTB), Ezequiel Júnior (PSDC), Maurão de Carvalho (PP), Adelino Follador (DEM) e Marcelino Tenório (PRP) enalteceram as qualidades de Luizinho Goebel e lhes desejam sucesso no desempenho da liderança do governo na Casa de Leis. No entanto, reconheceram que a tarefa não é das mais fáceis e pediram total apoio do governador Confúcio Moura para que ele (Luizinho) possa desempenhar com desenvoltura o cargo no Poder Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP), reconheceu que o cargo de líder do governo no Legislativo não é tão fácil de conduzir. Porém, enfatizou que a experiência de Luizinho Goebel vai facilitar a condução dos trabalhos no Parlamento Estadual.

“A indicação do deputado Luizinho é muito importante para esta Casa. Da mesma forma como o vice-líder Cleiton Roque. Peço para o governador dar espaço para que possam atuar bem na Assembleia. Mesmo não sendo oficializado no cargo, Luizinho vinha fazendo muito bem o trabalho de líder, pois tem trâmite entre os seus pares. Espero que faça o melhor. Tem experiência para tal e espero que tenha todo sucesso na condução dos encaminhamentos de projetos, já que desse sucesso ganhará também esta Casa Legislativa”, completou.

Luizinho agradeceu a confiança demonstrada pelos demais deputados. Disse que tem consciência de que a liderança do Governo vai exigir muito mais e levou a mensagem de que “se formos solidários, todos nós (Legislativo e Executivo) sairemos vitoriosos nessa nova caminhada”.

Na sessão desta quarta-feira (6), o governador Confúcio Moura encaminhou mensagem ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, comunicando a indicação do deputado Luizinho Goebel como líder do governo do Estado perante o Poder Legislativo, na atual legislatura, e o deputado Cleiton Roque (PSB), para ser o vice-líder do Governo, em conformidade com o artigo 98 do Regimento Interno da Casa de Leis. O documento foi lido durante a sessão plenária, oficializando a escolha dos dois parlamentares para atuarem na atual legislatura.