Luz para Todos capacita índios Karitianas sobre uso consciente de energia elétrica

Professores, agentes de saúde e lideranças serão alunos multiplicadores.

Publicada em 09 de December de 2015 às 07:02:00

A chegada da energia elétrica a comunidades isoladas levanta questões que passam despercebidas às populações urbanas, acostumadas à presença da eletricidade em quase todos os atos cotidianos: como utilizar de forma segura? Como prevenir acidentes? Como economizar? Como utilizar a energia como instrumento para melhoria da renda familiar ou da comunidade? Essas são algumas das perguntas comuns dos novos usuários da energia elétrica atendidos pelo Programa Luz para Todos.

Pensando nisso, o Ministério de Minas e Energia (MME), por intermédio do Programa, e em parceria com a Eletrobras Distribuição Rondônia, Eletrobras Eletronorte e  FUNAI, realizou nesta quinta feira, 3 de dezembro de 2015, na escola da Aldeia Karitiana, distante a aproximadamente 100km da cidade de Porto Velho (RO), oficinas para orientar professores, agentes de saúde e lideranças indígenas das aldeias Karitianas das proximidades, sobre o benefício da Tarifa Social e sobre o uso racional, seguro e produtivo da energia elétrica. O objetivo é capacitar multiplicadores sobre como usar a energia, recém-chegada em suas casas, com segurança e sem desperdício.

A equipe da Eletrobras Distribuição Rondônia organizou almoço para a comunidade indígena, enquanto as crianças também recebiam informações sobre o consumo consciente de energia elétrica, através de pintura de desenhos e brincadeiras.

O projeto de capacitação destinado às comunidades indígenas faz parte de um conjunto de ações especificas e diferenciadas do Luz para Todos, para orientação sobre temas relacionados à energia elétrica, adequados aos costumes e à cultura das populações tradicionais, em especial as indígenas e quilombolas, prioridades de atendimento do Programa Luz para Todos.