Mais de 99% dos criadores de gado declararam vacinação e contagem do rebanho à Idaron

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, enalteceu a luta de todos os servidores da Idaron que não mediram esforços para mais esta vitória contra a Febre Aftosa.

Publicada em 29 de May de 2015 às 15:37:00

A Idaron (Agencia de Vigilância Sanitária Agropecuária do Estado de Rondônia) contabiliza os últimos dados da 38ª campanha de vacinação contra a Febre Aftosa com mais de 99% dos produtores tendo declarado a vacinação e contagem do rebanho de zero a 24 meses. Isso significa que quase 89 mil, dos 94 mil produtores seguiram a orientação da Idaron durante a campanha com inicio em 15 de abril e encerrou em 15 de maio último. Dados definitivos serão disponibilizados em junho quando a Idaron concluirá o relatório final.

O processamento dos dados começou no início da noite de sexta-feira passada (22/5), data limite para o que produtor declarasse a vacinação e contagem de todo o rebanho da propriedade. A partir desta segunda-feira (25/05), nenhum produtor fará declaração sem aplicação da penalidade prevista na legislação, salvo aqueles que possivelmente por eventuais problemas técnicos, não foram atendidos.

O presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, enalteceu a luta de todos os servidores da Idaron que não mediram esforços para mais esta vitória contra a Febre Aftosa, especialmente aqueles que segundo o Fabiano, doaram parte do seu tempo, para conseguir atingir a meta. Volpi destacou também a ação dos pecuaristas: “se não pudéssemos contar com os produtores, nosso trabalho não teria êxito”. A união de todos os segmentos nos levou a vencer mais esta batalha, disse Volpi.

A penalidade para a minoria absoluta de produtores que não vacinou ou deixou de declarar é necessária, em respeito aos quase 90 mil produtores que atenderam ao chamamento da Idaron e cumpriram com sua obrigação. Antes mesmo de fechar os relatórios do Sis-Idaron, servidores do Departamento Técnico já tinham em mãos a estimativa que mais tarde confirmaria o resultado alcançado pelo Sistema Sis-Idaron. O sistema é responsável pelos cadastros agropecuários, recebe as declarações de vacinação e emite a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Graças ao Sis-Idaron - um dos sistemas mais completos do Brasil – Rondônia tem o maior banco de dados agropecuários se comparados a outros estados. Mas a tecnologia e mão de obra qualificada trabalham juntas e se completam. O presidente elogiou a atitude de muitos servidores da Idaron que, mesmo em horário fora atendimento ao público, na sexta-feira (22), viabilizou a de entrega de declarações de mais de 190 produtores.

Volpi destaca que “isso demonstra o comprometimento dos servidores da agência com a causa”. Aqueles que colaboraram, o fizeram espontaneamente, sem nenhum comando por parte da diretoria. Estes servidores se dispuseram a atender na sexta feira até o anoitecer em algumas localidades.

“Podemos afirmar, hoje, que Rondônia não só está entre os Estados que mais vacinam como também, entre os Estados que melhor vacinam”, observou Fabiano Alexandre. Para o veterinário, mais uma vez ficou claro que a iniciativa privada - produtores, revendas e demais segmentos – também cumpriram seu papel, com a finalidade de manter Rondônia como área livre de Aftosa.


TEXTO: VALDIR ALVES - DECOM
FOTOS: VALDIR ALVES