Marinha Raupp articula “Mesa de Irmandade”

Durante a 5ª edição da Rondônia Rural Show, no Espaço Empresarial Internacional está ocorrendo reuniões técnicas visando o acordo binacional e o intercâmbio comercial e cultural ...

Publicada em 27 de May de 2016 às 12:18:00

Durante a 5ª edição da Rondônia Rural Show, no Espaço Empresarial Internacional está ocorrendo reuniões técnicas visando o acordo binacional e o intercâmbio comercial e cultural entre Rondônia e o Departamento Autônomo de Beni na Bolívia, com objetivo de firmar acordos de cooperação entre os dois estados. 

A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), participa desde quarta-feira das reuniões técnicas envolvendo técnicos da Fiero, Fecomércio do governo com representantes do Departamento Autônomo de Beni, para selar o acordo internacional “Mesa de Irmandade” que vai dar legitimidade aos canais de exportação de produtos rondonienses através Costa Marques e Guajará-Mirim.

“É um tripé que envolve o executivo, o legislativo e a classe empresarial dos dois países com objetivo de fortalecer a amizade e a cooperação entre Rondônia e o departamento de Beni”, defende a parlamentar.

 Marinha salientou que as negociações para a integração Regional Rondônia/Beni estão asseguradas pelo Decreto Legislativo 142/13, aprovado pela Assembleia legislativa rondoniense em janeiro de 2013 que homologa a declaração de irmandade que celebram o Governo do Estado de Rondônia e o Departamento Autônomo de Beni.

Segundo a deputada Marinha Raupp, já existe o comércio entre os dois estados ocorrendo na área de fronteira que pode ser ampliado, e há o interesse dos empresários bolivianos do setor agropecuário em adquirir tratores e implementos, suplemento mineral para pecuária, fertilizantes e eles anseiam aprimorar o aprendizado das cadeias produtivas existente no estado de Rondônia.

“Em Beni produtores criam gado e vendem em pé porque não têm frigoríficos, e há o interesse deles na troca de experiência para aprimorar o conhecimento nas cadeias produtivas da piscicultura e da pecuária de leite. O que nós buscamos é sanar os entraves burocráticos para que o intercâmbio comercial seja sacramentado”, salientou a parlamentar.

A deputada Marinha elogiou a postura do governo e a diretoria da Fiero e da Fecomércio que organizou uma visita técnica ao departamento de Beni no ano passado, resultando na vinda de representantes do país vizinho a Porto Velho. “Vemos que há o interesse de ambas as partes em dar celeridade às tratativas bilatérias do Comitê de Fronteira a fim de consolidar as relações dentro da proposta da Mesa de Irmandade”, comemora a deputada.