Mauro Nazif fala de obras e diz que se fosse fiscalizar para valer as empresas de ônibus, não tinha um veículo rodando

Ao todo serão trinta bairros contemplados com obras de drenagem contra as alagações.

Publicada em 22 de May de 2015 às 09:02:00

O Prefeito de Porto Velhos, Mauro Nazif,  esteve nesta quarta-feira, à noite, na Rádio Transamérica 94.1, concedendo entrevista ao Jornal Club Cidade Notícias para todo o Estado. Na ocasião, Mauro falou sobre as ordens de serviço  nos  bairros  Jardim Eldorado e Cidade Nova, o transporte coletivo, trânsito, postos de saúde e iluminação do bairro Monte Sinai, na zona Sul.

Foi anunciada para esta quinta-feira (21) a ordem de serviço no Bairro Jardim Eldorado e na segunda-feira (25) uma nova ordem no Bairro Cidade Nova. “Vamos atender diversas ruas no Jardim Eldorado que ainda não tem a drenagem. Ao todo serão trinta bairros contemplados . Estamos realizando obras de drenagem que eu considero uma das mais importantes.  pois a cidade , quando chove,  alaga. Hoje já é possível ver a redução dessa situação ”, afirmou.

Sobre as obras iniciadas, Nazif foi questionado se elas serão finalizadas. Ele disse que todas as obras iniciadas vão ser concluídas. “Temos a questão do período de inverno. Em que muitas obras tiveram que ser paralisadas e estamos retomando agora. Além disso, são diversas empresas que ganharam as licitações”, explicou.

Ele respondeu ao ouvinte João Vitor , do bairro Três Marias, na zona Leste,  sobre o posto de saúde na Rua Daniela , que não foi entregue. “Acreditamos que até julho ele será entregue. O que acontece é que quando assumimos vimos que várias obras de postos de saúde não tinham banheiros, não tinham acessibilidade, o cadeirante não conseguia passar pelas portas. Como gestores reavaliamos todas as obras, inclusive este posto do Três Marias”, disse.

Mauro Nazif disse que está sendo realizado o serviço de topografia para organizar ruas no bairro Monte Sinai, na zona Sul. É o primeiro passo para que a Eletrobrás possa fazer o posteamento, levando a luz. Além disso, garantiu que em diversos bairros da cidade vai acontecer a regularização.

ÔNIBUS
Sobre a questão do transporte coletivo,  o prefeito explicou que são 105 mil passageiros por dia que estão insatisfeitos ao usar o serviço.  Disse que as empresas que hoje operam o sistema  não participarão do processo licitatório. E irá abrir uma contratação emergencial de novas empresas. Depois vai abrir processo licitatório e contratar definitivamente novas empresas. “Se eu fosse fazer uma fiscalização rigorosa, não teria um ônibus rodando. Só não deixo acontecer porque a população ficaria sem ônibus. A quebra de contrato com as empresas houve porque eles não recolhem ISS, a frota é antiga e deveria ser renovada a cada sete anos. Outra coisa, não tem acessibilidade, cadeirantes não podem utilizar”, esclarece Mauro Nazif.

Multas

Ouvintes reclamaram de multas de trânsito. O prefeito esclareceu que os agentes da Semtran não recebem produtividade por multas. E disse da importância destes na melhoria das estatísticas de acidentes. “Quando falamos sobre a produtividade para os agentes da Semtran , eu não deixei entrar por multas, pois poderia ter-se uma tendência em sair multando. Porto Velho era considerada a mais violenta do país em relação ao trânsito. Hoje está em vigésimo segundo lugar. Devido  a uma operação educativa conjunta do município, Estado e Polícia Militar de trânsito”, comenta.

Habitação

Sobre as moradias destinadas às  famílias em situação de vulnerabilidade e atingidos pela enchente, Nazif pede que aqueles que foram chamados pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária entreguem  os documentos solicitados. “A secretaria está atendendo de segunda a sábado, com plantão. Pois,a Caixa Econômica Federal não aceita se a documentação não estiver completa e atualizada. Porém, todas aquelas que estão nos programas do Governo Federal serão contempladas”, destaca.

Viaduto

O Prefeito esclareceu que os elevados (viadutos) são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. “Nem a prefeitura nem o Estado tem competência para fazer aquela obra. Segundo a primeira ordem que está sendo dada é que de lá da AABB até a Jatuarana será feita a duplicação. Serão feitas  três trincheiras para dar acessibilidade. Depois o viaduto propriamente dito”, finalizou.

Por Rebeca Barca | Fotos: Frank Néry