Mediação tecnológica é implantada em escola da zona rural de Ji-Paraná

Secretária Fátima Gavioli participou da entrega de equipamentos, como tablets e lousas digitais

Publicada em 26 de April de 2016 às 17:26:00

Os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Ji-Paraná, já desfrutam de equipamentos eletrônicos, como netbooks e lousa digital, que serão utilizados em seis salas de aula. A escola está localizada no distrito de Nova Londrina, e tem matriculado 249 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, nos ensinos Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Secretária Fátima Gavioli participou da entrega de equipamentos, como tablets e lousas digitais

Secretária Fátima Gavioli participou da entrega de equipamentos, como tablets e lousas digitais

Em cerimonia simples na própria escola, os equipamentos eletrônicos foram entregues na segunda-feira (25) pela secretária estadual de Educação, Fatima Gavioli. A mediação tecnológica é uma ferramenta facilitadora ao ensino. O sistema começou a ser implantado neste ano, e vem ocorrendo com sucesso em várias escolas estaduais. O objetivo é oferecer ao professor e estudante aparato tecnológico que favoreça o enriquecimento didático e melhore a relação ensino/aprendizado em sala de aula.

Sobre os novos equipamentos, a professora Ana Márcia da Silva Souza classificou como oportunidade de vivenciamento de novos conceitos tecnológicos. “Com essas novas ferramentas, nosso ensino tende a avançar ainda mais”, confia.

As estudantes do 1º Ano, Evelyse Cristina da Cruz, Giceli da Silva Rosa e Lorrane Martins dizem estar ansiosas com a novidade. “Sou nascida e criada no sítio. Essas tecnologias estão muito distantes da minha realidade, mas estou pronta a adaptar à medida que for apresentado o funcionamento da aula”, disse Giceli da Silva Rosa, instantes antes de receber o netbook.

“As aulas na mediação tecnológica me parecem videoconferência”, especula Evelyse Cristina da Cruz, ansiosa por aprender mais.

Na entrega dos equipamentos, a diretora da escola, professora Rosimar Freitas, destacou a posição do colégio junto aos indicadores do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) e agradeceu ao governo estadual pelos investimentos na educação..

O secretário executivo regional, Romildo Pereira, destacou o compromisso do governador Confúcio Moura para com a educação. “A maioria das escolas estaduais já está com as salas de aulas climatizadas”, citou.

 


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio