Mestrado em Direitos Humanos da UNIR promove o I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça

O evento tem como objetivo promover discussões interdisciplinares sobre diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, como direito dos povos e grupos sociais, territorialidade, marginalização e gênero.

Assessoria de Comunicação – Emeron
Publicada em 11 de outubro de 2017 às 14:59
Mestrado em Direitos Humanos da UNIR promove o I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça

O Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), programa de pós-graduação implementado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizará, no período de 16 a 20 de outubro, o I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.

O evento tem como objetivo promover discussões interdisciplinares sobre diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, como direito dos povos e grupos sociais, territorialidade, marginalização e gênero. Tais temas serão abordados por meio de mesas de debate, palestras e minicursos, além da apresentação das pesquisas dos mestrandos do DHJUS.

Programação

O congresso será realizado no período de 16 a 20 de outubro, das 14h às 18h e das 19h às 21h30, no Teatro Guaporé, com algumas atividades no Auditório do Ministério Público do Trabalho. A programação do evento se divide em três eixos principais: apresentação de artigos dos mestrandos do DJUS, minicursos e mesas-redondas.

Os artigos serão apresentados nos dias 16, 19 e 20 de outubro, sempre às 14h no Teatro Guaporé. Entre os temas pesquisados estão a violência de gênero, o trabalho escravo, os conflitos agrários, a justiça restaurativa e a violação de direitos humanos. Veja a lista completa de artigos que serão apresentados.

Os cinco minicursos serão oferecidos entre os dias 17 e 20 de outubro, sempre no período vespertino. História da Amazônia: uma visão a partir dos conflitos, com doutor Marco Teixeira (UNIR); Perspectivas antropológicas sobre gênero e sexualidade, com doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM); Direitos Humanos e Direitos Territoriais: desafios e perspectivas na Amazônia, com mestre Judith Costa Vieira (UFPA) e doutor Ricardo Gilson (UNIR) e Quilombos e os Direitos Constitucionais (Partes 1 e 2), com doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC), serão realizados no Auditório do MPT com 200 vagas cada. Já o minicurso Democracia e Direitos Humanos (Partes 1, 2 e 3) com o Dr. Giuseppe Tosi (UFPB) será no Teatro Guaporé, com 240 vagas.

As mesas-redondas reunirão profissionais de renome nacional e internacional. A mesa de abertura Os novos desafios aos Direitos Humanos contará com a participação da professora da Universidade de Coimbra, doutora Carla de Marcelino Gomes, e da coordenadora do programa de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente do UNICEF no Brasil, Casimira Benge. Trabalho escravo, Democracia, Direitos Humanos e Gênero e Direitos Humanos das Mulheres e Justiça serão algumas das mesas-redondas realizadas com estudiosos como doutor Giuseppe Tosi (UFPB), doutora Cécilia Caballero Lois (UFRJ), doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM) e doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC). O corpo docente do mestrado DHJUS também integrará as discussões.

Completando a programação do Congresso, será realizada a III Mostra Cultural Descobrindo Talentos, projeto de extensão desenvolvido pela Emeron em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O projeto congrega os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) por meio da arte e, na ocasião, apresentará suas atividades e produções em forma de performance e exposição.

Clique aqui e veja a programação completa de apresentações.

Hotsite

O I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça disponibilizou um hotsite com todas as informações sobre o evento. Programação, currículo dos palestrantes e inscrições são algumas das informações que podem ser encontradas no endereço emeron.tjro.jus.br/congresso-dhjus.

Inscrições

As inscrições para as 240 vagas disponibilizadas serão realizadas até 12 de outubro por meio do hotsite do evento ou diretamente neste link. Após esta data, serão feitas inscrições somente para as vagas remanescentes nos minicursos.

As inscrições podem ser encerradas antecipadamente caso haja o preenchimento de todas as vagas.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida na Coordenação do DHJUS pelo telefone (69) 3217-1366 (falar com Risoneide) ou pelo e-mail [email protected].

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook