MINISTRO DE MINAS E ENERGIA VISITA A UHE JIRAU

Ministro Eduardo Braga ressaltou a importância da Usina para o setor elétrico brasileiro.

Publicada em 25 de August de 2015 às 17:51:00

Com o objetivo de conhecer a Usina Hidrelétrica Jirau e seu status de operação, o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, juntamente com assessores, visitou a Usina no dia 21 de agosto. Pela primeira vez em Jirau, o ministro Eduardo Braga ressaltou que os brasileiros precisam conhecer o empreendimento, por sua grandiosidade e importância para o setor elétrico nacional. “

É uma obra feita com tecnologia de ponta, desempenho, eficiência e rendimento extraordinários, que traz uma energia limpa, sustentável e compatível com o cenário tanto do setor elétrico quanto do setor industrial”, disse.
Recepcionado pelo presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Victor Paranhos e pelo diretor Administrativo & Institucional José Lucio de Arruda Gomes, bem como o diretor de Operação Isac Teixeira, o ministro seguiu para o Edifício Controle, onde assistiu a um vídeo institucional. Neste primeiro momento, o presidente da ESBR também apresentou o avanço físico do empreendimento, informando sobre a consolidação da montagem das unidades geradoras, eficiência energética e motorização.

O diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, explicou que três linhas de transmissão de 550 KV interligam Jirau à Subestação Coletora de Porto Velho. A partir de lá, a energia produzida pela Usina é escoada para a região Sudeste por duas linhas de transmissão de corrente contínua, controladas por filtros retificadores, que também abastece o Sistema Acre-Rondônia.

Da varanda do Edifício de Controle, o ministro teve uma visão geral da Usina e durante a visita, conheceu as duas casas de força, área de montagem, passou pelo Vertedouro, além da sala de controle. Em seguida, almoçou no refeitório do empreendimento.

Para o presidente da ESBR, a vinda do ministro de Minas e Energia a Jirau foi muito importante, pois teve a oportunidade de ver uma Usina pronta e o que a ESBR está fazendo. “Estamos em final de obra, cumprindo os prazos com antecedência e gerando energia. Este ano, a UHE Jirau foi fundamental para o setor elétrico brasileiro”, finalizou Victor Paranhos.
Já o ministro Eduardo Braga, demonstrando entusiasmo, falou dos investimentos feitos pela ESBR. “Percebe-se aqui muitos investimentos sociais que precisam ser conhecidos pela nação brasileira. Claro que em todo empreendimento nesta área, existem os impactos, mas é primordial reconhecer a importância para a macroeconomia e o legado positivo que a hidrelétrica Jirau está deixando para a região”, finalizou.