Momento atual é o mais oportuno para compra de imóvel

Com estabilidade no setor imobiliário, momento é ideal para comprar imóvel, seja para moradia ou investimento.

Publicada em 28 de October de 2014 às 10:32:00

Quem deseja comprar um imóvel, seja para investir, seja para moradia, vive o momento mais oportuno do mercado em Porto Velho. Depois do boom dos imóveis registrado no período de pico das obras das usinas de Santo Antônio e Jirau, com diversos empreendimentos em construção, especulações de investidores, hoje algumas construtoras contam ainda com estoques, o mercado se acomodou e segue em ritmo mais tranquilo. Taxas de juros estáveis e os longos prazos para financiamento somam-se aos atrativos para quem deseja comprar.

As taxas de juros de 4,5% ao ano para compradores com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos não tiveram aumento, apesar da elevação da taxa Selic em 0,25 pontos percentuais para 11%. Nas faixas mais abastadas as taxas de juros permanecem em torno de 8,5%. A portabilidade de crédito também é apontada por especialistas como fator importante para não haver aumento na taxa de juro do crédito imobiliário. “A pessoa tem um financiamento numa instituição, consegue uma taxa mais baixa em outra, pode migrar o contrato”, explica o gerente regional de construção civil da Caixa Econômica Federal, Carlos Aparecido.

Investimento

Cerca de 20 a 30% das compras de imóveis são com foco em investimento. Especulações sobre se haveria ou não uma bolha imobiliária em Porto Velho não se confirmaram, avalia Carlos Aparecido. “Houve, sim, o impacto das usinas, muitos lançamentos de empreendimentos, unidades que não ficaram prontas. Hoje o mercado para compradores que querem investir está estável, mas não em crise”, observa.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, CRECI-RO, Fernando Casal, “imóvel sempre foi e será um bom investimento, mas a médio e longo prazo. No período recente que vivemos, com muita especulação, os ganhos de quem comprou para revender foram imediatos. Isso acabou, o mercado se acomodou dentro do que nossa economia permite”, fala.

Habitação

Já para quem procura um imóvel para moradia, o mercado segue em ritmo normal. Nas faixas mais baixas, subsidiadas pelo Governo Federal, nos perfis que buscam imóvel até R$ 100 mil ou nichos específicos, como casas em condomínios, a oferta é pequena e a demanda é grande. “O que se oferece nessas condições é logo vendido, a procura é grande. No ritmo que segue, se o mercado não lançar novas unidades, vai faltar imóvel em 2015 e os preços naturalmente devem aumentar”, diz o gerente de construção civil da Caixa Econômica.

O diretor comercial e de incorporação da Direcional Engenharia, Guilherme Diamante, observa que para quem deseja comprar um imóvel hoje, a oportunidade é excelente. “O cliente pode ver o que vai comprar, além de poder negociar com a construtora ou imobiliária condições mais favoráveis. Cabe ao cliente perceber a oportunidade, ir aos stands para fechar um bom negócio. Um momento com todas essas condições únicas no mercado nacional vai demorar a aparecer de novo”.