Moradores recebem orientações sobre capacitação de lideranças

Trabalho realizado por técnicos da Semur visa esclarecer direitos e deveres para que a vida em comunidade seja fortalecida.

Texto e fotos Comdecom
Publicada em 26 de maio de 2017 às 11:27
Moradores recebem orientações sobre capacitação de lideranças

Técnicos da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) voltaram a se reunir com os moradores do empreendimento habitacional de interesse social Porto Madero III, na zona Leste de Porto Velho, na noite de quinta-feira (25), num encontro cujo foco foi a capacitação das lideranças escolhidas na reunião anterior para trabalhar pela própria comunidade.

A diretora de projetos sociais da Semur, Janeide Muniz Lobato, disse que foram formados grupos de mulheres, idosos, jovens e crianças para facilitar os trabalhos. “Nossa missão aqui hoje é orientar as lideranças para todos os serviços existentes relacionados a cada grupo específico”, completou.

Mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de agressão, por exemplo, são capacitadas a procurar o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência em busca de seus direitos. Elas são orientadas não somente a denunciar as agressões sofridas, mas também a ajudar outras mulheres que moram no local, inclusive levando as ações do Departamento Municipal de Políticas Públicas para Mulheres à comunidade, com objetivo de potencializar esses serviços.

A ideia, conforme Janeide Lobato, é orientar os moradores sobre a necessidade de se fortalecerem como comunidade, levando-os a entender que precisam ir em busca das atividades e dos serviços que eles necessitam e que são disponibilizados pela prefeitura. “Os pais precisam saber agir no caso de ter um filho dependente de drogas, como contribuir para o filho deixar o vício? Onde buscar ajuda?”, comentou.

Já o trabalho com os jovens está voltado para a capacitação profissional. No parque Natural, por exemplo, haverá dois monitores da própria comunidade. “Sempre que a gente precisar e ver que a comunidade pode contribuir, vamos estar privilegiando essas pessoas”, afirmou. Ela acrescentou que a formação de mão de obra é o melhor caminho para uma vida digna e longe das drogas.

Os idosos são orientados a fazer denúncias em caso de maus tratos. Eles recebem informações sobre os serviços oferecidos pelo Município através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para agirem em caso de ter seus direitos violados. Todas essas informações farão com que a comunidade seja protegida e darão suporte para a prefeitura agir em favor deles.

A missão principal dos técnicos da Semur é prestar esclarecimentos sobre os serviços existentes disponibilizados pelo município, e sobre como a comunidade pode ter acesso a essas políticas públicas. “A comunidade precisa apreender a andar com as próprias pernas, porque se ela passa a ter conhecimento de tudo isso, a gente tem plena certeza que o empreendimento vai ter sustentabilidade”, garante.

CRIANÇAS

Com as crianças o trabalho é diferenciado. Um grupo de monitores e facilitadores é colocado à disposição delas para fazer brincadeiras, pinturas e brincar no pula-pula, entre outras atividades. Ao final das brincadeiras é servido um lanche, com isso, os pais podem participar tranquilos das reuniões, sabendo que os filhos estão sendo bem cuidados.

Todas as brincadeiras, no entanto, têm cunho educativo. Os monitores realizam ao final do evento o que chamam de “blitz educativa”, onde ensinam as crianças a respeitarem o meio ambiente. Uma das tarefas da blitz é leva-los a recolher copos, pratos descartáveis e restos de lanches que por ventura jogam no chão.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook