Mostra Audiovisual com artistas convidados acontece na Galeria de Arte da UNIR

A Mostra acontece nos períodos de 27 de setembro a 13 de outubro, na Galeria de Arte no prédio da UNIR-Centro.

Publicada em 30 de September de 2016 às 10:09:00


    O Departamento de Artes (DArtes), através da Galeria de Arte (GAU) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promove a 1ª Mostra Audiovisual com Artistas Convidados. A Mostra acontece nos períodos de 27 de setembro a 13 de outubro, na Galeria de Arte no prédio da UNIR-Centro.

    Serão exibidos filmes históricos do artista paulistano Marcelo do Campo, produzidos principalmente durante os anos de 1970, entre a Suíça e o Brasil, e um longa-metragem, de 2016, de Dora Longo Bahia, desenvolvido a partir de sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

   Na sessão “Marcelo do Campo: 1969 – 1975”, serão exibidos os filmes FOEHN (1969), A Bout de Soufle (1969), Ambiência 2 (1971) e Le Dejeuner sur L’Herbe (1974).

     A sessão “O Caso Dora”, de Dora Longo Bahia, será exibida nos dias indicados.

 

Marcelo do Campo

    Nascido em São Paulo, em 1951, é uma figura ainda misteriosa dentro da arte brasileira contemporânea. Ex-aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Marcelo foi um experimentador e um contestador, tanto do sistema artístico quanto do cenário político brasileiro durante o Regime Militar. Dentro da sua produção conhecida, os filmes em super 8 estão entre os registros mais importantes, realizados a partir de ações coletivas e performances nas quais são discutidas relações de gênero e poder.

Dora Longo Bahia

    Artista multimídia e professora da ECA-USP, exibirá “O caso Dora” (2016), longa-metragem fruto de sua pesquisa de pós-doutorado. O título refere-se ao 1º caso publicado por Freud em 1905: um estudo sobre a histeria. Nessa obra complexa, realizada em diálogo com filmes como “A Chinesa”, de Jean-Luc Godard, e “Império dos Sonhos”, de David Lynch, Dora Longo Bahia estabelece um paralelo entre o cenário mundial de maio de 1968 com o das Jornadas de Julho de 2013, no Brasil, no limite entre documentação e ficção: uma reflexão audiovisual sobre a possibilidade da ação artística como ato revolucionário.

Serviço – 1ª Mostra Audiovisual com Artistas Convidados

Local: Galeria de Arte UNIR (UNIR Centro)

Datas: 27 de setembro a 14 de outubro (segunda a sexta)

Horários:

Sessões “Marcelo do Campo: 1969 – 1975”:

segundas, terças, quartas, quintas e sextas - 14h

quintas e sextas - 18h30


Sessão “O Caso Dora”:

segundas, terças, quartas, quintas e sextas - 15h30

quintas e sextas - 20h00

Aviso:  o longa "O Caso de Dora" contém cenas de Nudez 

Fonte: UNIR