Movimento Estudantil fará manifestação na quinta na ALE pedindo cassação de deputados acusados de corrupção

Na quinta, o "Movimento de Cobradores da Aninha” será engrossado pela manifestação do Movimento Estudantil, que promete exigir a cassação dos deputados.

Publicada em 17/11/2012 às 07:08:00

Da reportagem do Tudorondonia

Porto Velho, Rondônia - A Operação Termópilas da Polícia Federal, que desarticulou uma quadrilha responsável pelo roubo de mais de 20 milhões de reais da Secretaria Estadual de Saúde e do Detran, está completando um ano e até agora , na esfera do Poder legislativo, somente um dos envolvidos, o ex-deputado Valter Araújo – justamente o acusado de ser o mentor do bando - foi punido com a cassação do mandato e a consequente perda da Presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O  Judiciário e a Assembleia Legislativa não cumpriram o seu papel, e os principais envolvidos no esquema (deputados, assessores e ex-assessores do Governo) continuam impunes, excetuando alguns bagres miúdos. Por isso, na próxima semana, o Movimento Estudantil de Rondônia promete fazer uma grande manifestação na Assembleia exigindo a cassação do mandato dos demais parlamentares acusados de envolvimento no desvio dos recursos públicos : Epifânia Barbosa (PT), Flávio Lemos (PR), Zequinha Araújo (PMDB), Jean Oliveira (PSDB), Euclides Maciel (PSDB), Ana da 8 (PT do B) e Saulo da renascer (PDT).

Todos são acusados de receber propina do ex-deputado Valter Araújo (PTB) para sustentá-lo politicamente na Presidência da Assembleia , enquanto este comandaria a quadrilha responsável pelo desvio de recursos em forma de licitações dirigidas, superfaturamento de preços, entre outros modos utilizados pelo bando, de acordo com investigações da PF.

Os deputados envolvidos receberam apenas uma “punição simbólica”, em forma de afastamento temporário, e foram obrigados a renunciar a cargos na Mesa Diretora. E só.

Ana da 8, que cobrava propina de Valter Araújo por mensagem via celular, chamava o dinheiro de DIM DIM. Epifânia Barbosa, do Partido dos Trabalhadores, confessou na PF que recebeu dinheiro de Valter, mas disse acreditar que se tratava de ingressos para um show. Zequinha Araújo colocou o dinheiro da propina na cueca. Saulo da Renascer foi filmado pela Polícia Federal recebendo uma caixa cheia de dinheiro. E ficou tudo por isso mesmo, já que a Assembleia fez vista grossa e o Judiciário até agora limitou-se a julgar alguns processos de Valter, que está foragido há um ano.

"COBRADORES DE ANINHA" Por enquanto, apenas a deputada Ana da 8 está sofrendo pressão popular, assim mesmo organizada por pessoas que lhe emprestaram dinheiro durante a campanha eleitoral e agora acusam a parlamentar de calote. Durante duas vezes por semana, estes financiadores de Ana da 8 estão organizando protestos contra ela, chegando a levar ônibus lotados até o Poder Legislativo com pessoas que são colocadas no plenário para “exigir a cassação de Ana da 8”.

Os “manifestantes” contratados já têm até uma palavra de ordem: “Queremos a Aninha!”, gritam eles no plenário.  Um jornal com graves denúncias contra a deputada está circulando em Porto Velho e na Assembleia, mas até agora nenhuma providência foi tomada pelos Ministérios Públicos Estadual, Federal, Polícia Federal e Mesa Diretora para saber o que está acontecendo.
Na próxima quinta-feira, este movimento de cobradores da “Aninha” vai ser engrossado pela manifestação do Movimento Estudantil, que promete um grande ato de protesto pela cassação dos deputados da Termópilas. Os estudantes devem contar com apoio dos sindicatos e outras entidades da sociedade civil organizada. Os protestos podem chegar até as portas do Tribunal de Justiça de RondÕnia.