MP constata que filho de Hermínio foi preso por engano. Polícia também indiciou vítima. Órgão requer mais investigação. Um vereador não foi denunciado

Ministério Público quer que a Polícia apresente provas convincentes contra os demais que não foram denunciados à justiça pelo órgão.

Publicada em 10 de September de 2013 às 09:33:00

Da reportagem do Tudorondonia
Porto Velho, Rondônia - Das oitenta e três pessoas indiciadas pela Polícia Civil acusadas, entre outros crimes, de peculato, estelionato e associação para o tráfico de drogas, cinquenta foram denunciadas à justiça pelo Ministério Público de Rondônia. Isto não quer dizer que as demais não possam vir a ser denunciadas.

Ao analisar os inquéritos policiais, o Ministério Público descobriu que a polícia indiciou até uma vítima da suposta quadrilha de estelionatários comandada por Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata, Alberto Ferreira Siqueira, o Beto Baba,e o vereador Jair Montes (sem partido). O trio continua preso.

Vítima do bando de estelionatários, Deuzimar Gadelha Lima teve os documentos adulterados e nunca esteve envolvido com quadrilha nenhuma, mesmo assim foi preso. Após constatado o erro, a justiça determinou que fosse libertado imediatamente. Mesmo assim seu nome constou no inquérito (como indiciado) encaminhado pela polícia ao MP.

Deuzimar havia sido preso no Ceará, e, após ficar na cadeia, foi colocado às pressas em liberdade quando o juiz Arlen Jose Silva de Souza, da 1ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, se convenceu de que poderia estar ocorrendo um erro. O inquérito contra ele será arquivado, embora a polícia tenha insistido em incriminá-lo, mesmo depois de constatado o engano.  


FILHO DE HERMÍNIO FOI MESMO PRESO POR ENGANO

Roberto Rivelino Guedes, o Guga, filho do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, é outro que também não foi denunciado à justiça. Para o MP, ficou claro que a polícia confundiu Rivelino, que responde pelo apelido de Guga, com o cabo eleitoral José Augusto Diogo Leite, o segundo “Guga” preso na Operação Apocalipse.

Os diálogos gravados do cabo eleitoral foram utilizados pela polícia, por engano, para incriminar o filho do deputado, por isso ele não foi denunciado e as acusações que pesam contra ele serão arquivadas.

VEREADORES Entre os vereadores, o único que não foi denunciado pelo MP à justiça é Eduardo Rodrigues, do PV. O Ministério Público solicitou à polícia que aprofunde as investigações, pois, com as supostas provas colhidas até agora, não viu elementos suficientes para formular a denúncia à justiça.

O vereador Jair Montes, que permanece preso, foi denunciado inclusive por associação ao tráfico de drogas, e não propriamente por tráfico.

Execetuando, portanto, o filho de Hermínio e Deuzimar, os demais ou foram denunciados ou o MP solicitou à polícia que aprofunde as investigações com provas que possam convencer o órgão da culpabilidade dos acusados, para só então formular denúncias à justiça.

Quanto aos cinco deputados estaduais acusados de envolvimento com a suposta quadrilha, caberá a um procurador de justiça formular a denúncia contra eles, pedir arquivamento do inquérito ou solicitar novas investigações.