MPF inaugura unidade em Vilhena

Inauguração será nesta quarta-feira, 28 de maio, às 16h.

Publicada em 27 de May de 2014 às 17:46:00

Nove municípios do Cone Sul de Rondônia passam a ter a presença mais forte do Ministério Público Federal (MPF). Na quarta-feira, 28 de maio, será inaugurada a sede do MPF em Vilhena, localizada na avenida Major Amarante, 4040, no Centro. A unidade é a terceira instalada em Rondônia e faz parte do projeto de ampliação do órgão no estado.

Diversas autoridades já confirmaram presença para a solenidade de instalação do MPF em Vilhena. O procurador-chefe do MPF em Rondônia, Wesley Miranda, disse que “este é um momento muito especial para todos do MPF, pois busca-se chegar mais próximo das pessoas e lugares que necessitam do trabalho desta instituição”. Vilhena, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado D'Oeste, Corumbiara, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno e Pimenteiras D'Oeste são as cidades que serão da área de abrangência da nova unidade do MPF.

"A instalação de uma unidade do MPF em Vilhena contribuirá e muito para a defesa dos interesses da sociedade da região. O foco atual do MPF é o combate à corrupção e com a unidade de Vilhena esse trabalho será intensificado", afirma o procurador da República Guilherme Göpfert.

A unidade do MPF em Vilhena foi criada pela Lei n.º 10.771, de 21 de novembro de 2003 e definida pela portaria PGR/MPF nº 40, de 7 de fevereiro de 2013. Desde o começo do ano passado havia o funcionamento provisório em Ji-Paraná, onde cinco servidores e o procurador da República Guilherme Rocha Gopfert trabalhavam em assuntos da região do Cone Sul de Rondônia. Com a instalação em Vilhena, os trabalhos passarão a ser desempenhados já na própria unidade, o que representará mais agilidade e proximidade com a população.

O Ministério Público atua na defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis (direito à vida, ao meio ambiente, à liberdade e à saúde, por exemplo), da ordem jurídica e do regime democrático. São também funções do Ministério Público a fiscalização da aplicação das leis, a defesa do patrimônio público e o zelo pelo efetivo respeito dos poderes públicos aos direitos assegurados na Constituição.

O MPF tem como missão promover a realização da Justiça, a bem da sociedade e em defesa do estado democrático de direito. O MPF pretende, até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.



Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)