MPF participa de encontro técnico sobre Pré-Cheia 2015, no Sipam

No evento, foi apresentado o boletim técnico que relata as questões climáticas da Amazônia Legal. O procurador da República Raphael Bevilaqua representou o MPF no encontro.

Publicada em 17 de December de 2014 às 17:04:00

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia participou ontem, 16 de dezembro, de encontro técnico no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) com o tema “Pré-Cheia 2015”. O objetivo foi proporcionar o encontro entre órgãos responsáveis pela defesa civil e diversos setores das esferas do governo a fim de trocarem experiências e elaborarem estratégias para o próximo período da cheia.

Durante o evento, foi apresentado o prognóstico climático da Amazônia Legal para o trimestre de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro de 2015. Segundo as previsões divulgadas pelo Sipam, as chuvas deverão ficar acima do padrão climatológico nos estados do Acre, Rondônia e nordeste e oeste de Mato Grosso, mas dificilmente igualará os patamares de 2014.

Segundo relatado na reunião, o Rio Madeira teve uma elevação no volume de água neste período decorrente das chuvas que ocorreram no rio Beni, na Bolívia. Mas a situação está dentro da normalidade e o fenômeno já era esperado.
De acordo com o Sipam, ainda é cedo para dizer o tamanho da cheia de 2015, pois os prognósticos são qualitativos. Mas os órgãos, com representantes da Defesa Civil de Guajará-Mirim, Costa Marques, Nova Mamoré e de Ji-Paraná, se preparam para organizar ações centralizadas com o objetivo de minimizar os impactos.

Participaram do encontro os órgãos: Ministério Público Federal, representado pelo procurador da República Raphael Bevilaqua; Agência Nacional de Águas; Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres; Defesas Civis estaduais; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental-RO; Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre; Agencia Brasileira de Inteligência; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Marinha do Brasil – Delegacia Fluvial de Porto Velho; Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Santo Antonio Energia; Energia Sustentável do Brasil; e o Ministério Público do Estado de Rondônia.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)