MPF recomenda que Iphan contrate com urgência arqueólogos para atuar em Rondônia

O prazo é de dez dias para que sejam informadas as providências adotadas em relação ao cumprimento da recomendação.

Ascom MPF/RO
Publicada em 13 de setembro de 2017 às 16:01
MPF recomenda que Iphan contrate com urgência arqueólogos para atuar em Rondônia

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para lotar em Rondônia, com urgência, por meio de concurso público ou outra forma de contratação, no mínimo, dois arqueólogos ou um arqueólogo e um arquiteto.

A recomendação se deu porque a falta de profissionais da área de Arqueologia tem como consequência prejuízosao patrimônio histórico-cultural em Rondônia. O MPF aponta que sem esses profissionais o Iphan não conseguirá cumprir suas responsabilidades em procedimentos de licenciamento ambiental de obras, empreendimentos e atividades que possam impactar sítios arqueológicos em Rondônia.

Em 2014, a Justiça Federal determinou que o Iphan fosse responsável pela supervisão quanto a preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). No entanto, em março do mesmo ano, o arqueólogo do Iphan em Rondônia foi transferido para Centro Nacional de Arqueologia. Não houve reposição da vaga do servidor até o momento.

Para o MPF, a autarquia está desprovida de técnicos para tratar de questões arqueológicas e históricas. Sem o corpo técnico da instituição em Rondônia, a decisão judicial de restaurar e preservar a EFMM não poderá ser cumprida.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Pedro Manso 13/09/2017

    Tem Iphan aqui em Porto Velho, o resto do patrimonio de Porto Velho vive aos emboleu como falava minha mãe, uma hora é a cultura que nada faz, outra hora é o estado que tambem nada faz, enfim esta sendo destruido saqueado aos olho das autoridade. Ninguem tem interesse em restaurar para mostra para população como funcionava a economia e como era transportado pessoas de Porto Velho a G. Mirim e vise versa, as autoridades e governos, "secretarios" não tem enteresse em melhorar é só da uma olhada nas praças e ruas da cidade, é assim minha gente, a cidade tem pouco para a oferecer e o pior de tudo todos que entram para administrar prometem que vai deixar a cidade uma metropoli; não esquescendo da EFMM o secretario de cultura quando foi emposado e em seu discurso pilotou até velha MARIA FUMAÇA ele estava feliz.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook