Mulher do vereador Jair Montes estava em tratamento psiquiátrico

Ela tentou se matar enforcada e envenenada e sofria alucinações visuais e auditivas. Mulher vivia atormentada pelo ciúme do marido com uma amante.

Publicada em 17 de July de 2013 às 14:44:00

Da reportagem do Tudorondonia

A dona de casa Maria Eliane dos Reis Soares, a falecida mulher do vereador Jair Montes (PV), que está preso, morreu de falência múltipla dos órgãos, choque séptico (infecção generalizada), abscesso no glúteo esquerdo, osteomielite, insuficiência renal aguda dialítica e insuficiência respiratória. O óbito foi atestado pela médica Myrna Mendonça de Araújo, que não fala em envenenamento.

E depoimento à polícia, a mulher disse suspeitar que estava sendo envenenada aos poucos. O veneno seria colocado em sua comida.

Jair Montes está preso desde o último dia 4, quando foi desencadeada, pela POlícia Civil, a Operação Apocalipse que prendeu uma suposta quadrilha especializada em narcotráfico e estelionato. A polícia apontou o vereador de Porto Velho como um dos líderes do bando. O secretário de Segurança Pública, Marcelo bessa, levantou a hiipótese de exumação do corpo de Eliane para novos exames.

Eliane prestou depoimento à polícia e incriminou o marido. Ela disse que Jair Montes traficava droga e que chegou a guardar entorpecente no forro da casa.

Prontuários médicos de Eliane, juntados pela defesa de Jair Montes e anexados ao pedido de habeas corpus, mostram que a mulher vivia consumida pelo ciume do marido, que teria uma amante. O Tudorondonia apurou que esta amásia seria uma jornalista que já trabalhou com um ex-presidente da ASssembleia Legislativa de Rondônia e, assim como a mulher de Jair, é evangélica.

De acordo com declarações da própria Eliane, registradas nos prontuários, sua vida com o marido era um verdadeiro inferno na terra por conta da existência desta amante.

Adventista, Eliane disse que a amante chegou a enviar uma carta para ela relatando as intimidades sexuais com o vereador, o que a deixou ainda mais abalada.

Para agravar seu quadro psiquiátrico, ela sofreu  sequestro e um roubo . Nos dois episódios, sofreu violência, chegando a ficar amarrada. Os bandidos a espancaram nas duas ocasiões, segundo ela.

DEPRESSÃO Apresentando um quadro de depressão profunda, a mulher do vereador disse que sofria de alucinações visuais e auditivas, ou seja, via e ouvia "coisas".

Numa das sessões de psicoterapia, foi feita a seguinte anotação no prontuário: " A cliente relatou o que pertuba a cabeça da mesma são palavras que a ex-amante do marido falou para a cliente que foi: o seu marido só está com você porque tem crianças com você, porque tem pena de deixar você, porque ele sem você não ganha as eleições, ele não gosta de você, ele é apaixonado por mim, ele vai viver comigo etc. A cliente relatou que a ex-amante do marido mandou uma carta para casa dela, falando toda a intimidade sexual com o marido da cliente".

A seguir, trechos transcritos dos prontuários:



Ambulatório Especializado em Saúde Mental


Número do Prontuário 11164 - 22.12.2011


"Paciente veio só para consulta.
Casada há mais ou menos 18 anos, mãe de dois filhos (um com 16 e outro com oito anos) relata que só exerce atividade do lar; reside há mais ou menos 18 anos em Porto Velho.
Há alguns meses vem tendo dificuldades no relacionamento conjugal "descobriu que o marido tem uma amante".
No mês de junho relata episódio de sequestro por dois bandidos e ficou como refém durante nove horas sob mira de arma branca e amarrada por cordas nos braços e pernas. Relata ainda que há mais ou menos 15 dias foi assaltada por bandidos em sua residência. Tentou suicídio por duas vezes, por enforcamento e envenenamento, está com síndrome do pânico, não faz nada só porque sente muito medo. Não tem vontade de tomar banho, só de ficar deitada. Diz que tem alucinações visuais e auditivas; cefaléia intensa e constante que perde até os sentidos...
Está em uso de ... com prescrição médica.

Em 3/1/2012

A cliente compareceu à psicoterapia, relatou episódios que aconteceu, relatados no dia 22/11/2011...
A cliente relatou que está tomando as medicações acima e que está tomando as medicações ...e que está se sentindo super bem. A cliente relatou que está dormindo bem com as medicações. A cliente relatou episódios que ficam martelando em sua cabeça . A cliente relatou o que pertuba a cabeça da mesma são palavras que a ex-amante do marido falou para a cliente que foi: o seu marido só está com você porque tem crianças com você, porque tem pena de deixar você, porque ele sem você não ganha as eleições, ele não gosta de você, ele é apaixonado por mim, ele vai viver comigo etc. A cliente relatou que a ex-amante do marido mandou uma carta para casa dela, falando toda a intimidade sexual com o marido da cliente. A cliente relatou que o marido estava com a amante , era outra pessoa, só chegava em casa de madrugada, não era mais carinhoso com ela, não se importava mais com a família. A cliente relatou que ficou muito decepcionada com a traição do marido, porque ela e o marido não mentiam um para o outro. A cliente relatou que tinha total confiança no esposo antes da traição. A cliente relatou que hoje vive insegura com o esposo (casamento).

10/02/2012

A cliente compareceu à psicoterapia, relatou que sentiu raiva, tristesa, chora bastante, porque percebeu que seu esposo está enganando-a. A cliente relatou que acha que o esposo está se encontrando às escondidas com a amante. A cliente relatou que pegou ele na mentira. A cliente relatou que não quer se separar do marido, mas muitas vezes pensa em deixar tudo pra lá e não querer saber de nada. A cliente relata que se sente mal com a família, que se afastou da casa dela porque está chateada com o marido dela por motivo de traição . A cliente relatou episódio que aconteceu alguns meses atrás da traição do esposo com a amante. A cliente falou que sempre vem nos pensamentos dela como tudo aconteceu da traição do eposo. A cliente na psicoterapia falou do episódio que presenciou do eposo e amante juntos e do que a amante falou para ela.

17/01/2012 - Não compareceu.


31/01/2012 - A cliente relatou que a semana passada não estava bem, sentiu muita dor na cabeça que chegou adelirar , falando no delírio desde a infância até o momento atual. A cliente relatou que a família escuta e fala para ela. A cliente relatou episódio anterior da passagem do sequestro que sofreu e que os sequestradores bateram bastante em sua cabeça. A clienre relatou que passou por neurologista e que no exame ficou hamatomas. A cliente declarou que passou por momento de raiva muito forte, porque pegou a conta do celular do esposo e descobriu ligações recentes do marido  para a amante. A cliente declarou que fez ligação para o número do celular que constava na conta e descobriu que é a amante. A cliente declarou que foram muitas ligações do marido para a amante. A cliente dedclarou que está tendo recaída novamente de ficar só deitada na cama, dores na cabeça, sem vontade de comer, sem vontade de tomar banho.
14.03.2012 -  A cliente relatou que passou muito mal. Passou por crise nervosa, porque seu irmão sofreu um acidente gravíssimo de carro, relatou que teve muitas raivas com o esposo, porque ele não toma uma decisão de se separar da amante e nem toma uma decisão de sair de casa e se separar de vez da cliente. A cliente relatou que está confusa nos sentimentos que tem pelo esposo e sofre com tudo isso. A cliente pediu para o esposo deixar a vida dela em paz, pediu separarção, mas o esposo não sai e não quer separar. A cliente relatou que adoece mais ainda, porque o esposo não separa da amante e fica enganando ela. A cliente relatou que sente muitas dores na cabeça, foi no neurologista, foi detectado um coágulo na cabeça, relatou que está tomando remédios fortes para a cabeça que chega a delirar".